O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Ambiente

Conta de água

Sistema de reuso da água da chuva reduz até 35% da conta

terça-feira, 19 de junho de 2012
WhatsApp
LinkedIn

 Condomínios economizam com captação de água da chuva

 Atitude pode reduzir em até 35% a conta no fim do mês. 
 
Contribuir com o meio ambiente e economizar. Essas ações têm sido uma constante preocupação dos profissionais que constroem e comercializam imóveis, priorizando novas tendências e inovações. Entre os diferenciais, estão os sistemas de captação de água da chuva, adotados pela maioria dos condomínios recém-construídos. Além de ajudar na preservação do meio ambiente, o aproveitamento dessa água é uma ótima alternativa para os condôminos economizarem dinheiro com o abastecimento. A avaliação é do presidente do Sindicato do Mercado Imobiliário (Secovi/Oeste), Armelindo Carraro.
 
O presidente explica que a redução na conta no fim do mês pode chegar a até 35%, com a instalação do sistema, pois a água captada pode ser usada para a lavagem de áreas comuns, carros, calçadas ou mesmo para regar jardins, flores e plantas. No entanto, a economia pode ser ainda maior se for realizada a troca/instalação de equipamentos hidráulicos (regulador de vazão, arejadores, controladores de vazão, vasos sanitários etc).
 
A maioria dos imóveis construídos recentemente vem com o sistema instalado. No entanto, é possível criar soluções para atender também os condomínios já construídos há algum tempo.
 
“O ideal é que síndicos e administradores levantem os custos e apresentem as possibilidades aos condôminos, de acordo com as necessidades de cada imóvel e perfil de moradores”, observa Carraro.
 
A utilização de calhas nos telhados e em outras áreas impermeáveis pode ser uma alternativa na captação da água da chuva. O processo envolve a canalização, por meio de tubulação hidráulica, e a filtração da água que vai para um reservatório comum, onde é tratada e distribuída para uso não potável.
 
Na avaliação do presidente do Secovi/Oeste, além da economia gerada, a captação também contribui para evitar enchentes e reduzir os problemas de saúde pública, com menos água nas ruas, diminuindo os impactos das chuvas nas cidades. “O primeiro passo é conscientizar os moradores e os administradores dos condomínios para que adotem mudanças de posturas e priorizem os meios sustentáveis”, finaliza Carraro.

Fonte: http://www.jornalnovotempo.com.br

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet