O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Cadastrar
Entrar
Cotar Pedir orçamentos
Seja um fornecedor
menu
Segurança

Contra o coronavírus

Edfício JK, em BH, instalou tanque para lavar mãos

sexta-feira, 20 de março de 2020
WhatsApp
LinkedIn

Edifício JK instala tanque para que moradores lavem as mãos antes de entrar

Apesar da medida de prevenção ao novo coronavírus, usuários estão compartilhando o mesmo sabonete

Com mais de 5.000 moradores, o Edifício JK, localizado no centro de Belo Horizonte, adotou algumas medidas polêmicas como forma prevenir a transmissão do novo coronavírus.

Segundo o designer gráfico Ramon Navarro, de 55 anos, a administração do condomínio instalou um tanque na portaria do prédio e determinou que todos as pessoas que adentrarem o edifício lavem as mãos. 

No entanto, Navarro conta que foi disponibilizado um sabão em barra e não estão sendo fornecidas toalhas de papel às pessoas. “Eu estou morrendo de rir porque só entra quem lava a mão, mas estão todos lavando as mãos com o mesmo sabão, abrindo e fechando a torneira e enxugando na roupa, que pode estar suja e até contaminada”. 

Além disso, o designer disse que é constrangedor, tanto para os moradores quanto para o porteiro que precisa orientar e vigiar toda pessoa que entra no local. “Eu lavo só com água e depois uso meu próprio álcool gel porque toquei na torneira onde todo mundo também está tocando”. 

A orientação dos especialistas é lavar sempre as mãos com água e sabão como forma de eliminar o vírus. Já a utilização de álcool gel tem o poder de matar o vírus da Covid-19 e, por isso, é mais eficaz. 

Outras orientações

Além do tanque instalado na portaria, a administração do JK distribuiu outras orientações aos moradores. Entre as medidas está a recomendação para que os condôminos evitem “o fluxo de visitantes em suas unidades que ofenda as regras de quarentena, isto obedecendo o direito de ir e vir das pessoas. 

O comunicado também informa que serão adotadas medidas “no se que se refere ao uso de elevadores e a outros procedimentos, isso porque o contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão com pessoa infectada e contato com objetos ou superfícies infectadas podem levar a contaminação”. No entanto, o texto não diz quais serão as medidas.

Procurado, o presidente do Sindicato dos Condominios Comerciais Residenciais e Mistos de Minas Gerais (Sindicon-MG), Carlos Eduardo Alves de Queiroz, informou que vários condomínios da capital mineira têm adotado medidas de prevenção da transmissão do coronavírus. 

"As medidas mais comuns são: evitar festas e aglomerações em áreas comuns, além de evitar ficar na portaria. Alguns edifícios também têm reforçado a limpeza dos corrimões porque tem muita gente usando escada ao invés do elevador", explicou. Além disso, o Sindicon-MG orienta o adiamento de assembleias e reuniões.

Resposta

A informação da instalação de um tanque para a higienização das mãos foi confirmada pelo gerente do JK, Manuel Freitas. “Colocamos hoje um lavatório e estamos pedindo para que as pessoas lavem as mãos antes de entrarem”. 

Ao ser questionado sobre o uso do mesmo sabão, o gerente também confirmou e alegou impossibilidade de fornecer 5.000 sabonetes para atender a cada um dos moradores. “A gente pede que cada pessoa utilize o seu próprio sabonete, carregue no bolso, porque não é possível mais encontrar sabonete líquido na cidade”, afirma.

Já sobre a toalha de papel, Freitas explicou que a administração iniciou o dia fornecendo, porém a medida estava gerando um volume de lixo muito grande na portaria e, por isso, foi suspensa. "Achamos melhor deixar secar ao vento mesmo". 

Ele também informou que a administração fazendo um trabalho redobrado de higienização do edifício com álcool gel, água sanitária e cloro e que está orientando a restrição do número de moradores no elevador, que possui carga para 10 pessoas. 

“Estamos pedindo que não entrem mais que três pessoas no elevador para evitar que alguém que tenha contato com o vírus contamine outras pessoas e se cada morador colaborar tudo fica mais fácil”.

Fonte: https://www.otempo.com.br/

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...