Criança socorrida

Incêndio tomou conta de apartamento em Uberaba

quinta-feira, 24 de setembro de 2020

[23/09/2020] Criança é socorrida após incêndio em apartamento em Uberaba

Menina inalou fumaça, sofreu parada cardiorrespiratória e teve que ser reanimada. Ocorrência foi registrada no Conjunto Guanabara, na manhã desta terça-feira (22)

Um menina, de cinco anos de idade, teve que ser socorrida depois de inalar grande quantidade de fumaça em um incêndio em apartamento no Bairro Conjunto Guanabara, em Uberaba, na manhã desta terça-feira (22). Ela foi levada em estado gravíssimo ao hospital.

Segundo o Corpo de Bombeiros, no local, estavam a mãe, a menina e o irmão dela, de oito anos. A mulher relatou à equipe que os filhos brincavam na sala quando o garoto ateou fogo em um sofá e, percebendo o que havia acontecido, foi até ela e pediu socorro.

Por estar bastante assustada e um pouco confusa com a situação, ela não soube dizer com clareza com qual objeto o menino brincava.

De imediato, a mãe conseguiu tirar o filho do apartamento, mas ao retornar para buscar a filha, as chamas estavam muito intensas e havia muita fumaça. Então, a menina acabou ficando no apartamento e a mãe pediu ajuda de vizinhos.

Assim que o Corpo de Bombeiros chegou ao local, foi constatado que o incêndio era de grandes proporções. Além disso, um vizinho tentava ajudar combatendo o fogo com extintor.

Enquanto um grupo de militares iniciou o combate às chamas, outra equipe entrou no apartamento e achou a menina em um quarto, escondida debaixo de uma cama. Ela sofreu parada cardiorrespiratória e teve que ser reanimada pelo Corpo de Bombeiros e, depois, pela equipe médica do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Após cerca de 40 minutos, a menina reagiu ao procedimento e foi levada em estado gravíssimo para o Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM).

A produção da TV Integração entrou em contato com a assessoria de comunicação do hospital sobre o estado de saúde da criança, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.

Ainda segundo o Corpo de Bombeiros, o incêndio causou danos consideráveis em todos os móveis do apartamento. A estrutura não foi comprometida.

[24/09/2020] Menina que morreu após inalar fumaça em incêndio em apartamento é enterrada em Uberaba

Criança sofreu queimaduras no trato respiratório. Ocorrência foi registrada nesta terça-feira (22), em condomínio no Conjunto Guanabara, que foi multado por não ter Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros; caso será investigado pela Polícia Civil

A menina de cinco anos de idade, que morreu na tarde desta terça-feira (22) depois de inalar grande quantidade de fumaça em um incêndio no apartamento da família em Uberaba, foi enterrada na manhã desta quarta-feira (23). O sepultamento ocorreu por volta de 11h, no Cemitério Medalha Milagrosa.

Segundo Corpo de Bombeiros, foi constatado que o condomínio onde o apartamento fica não tem Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), documento que regulamenta as condições de segurança e prevenção de imóveis públicos e particulares, como casos de incêndio e desmoronamento.

O condomínio, que já tinha sido autuado anteriormente por irregularidades em relação à segurança, foi multado novamente por não ter AVCB – o que, de acordo com a corporação, poderia ter minimizado os danos no apartamento que pegou fogo.

Apesar de não ter o AVCB, o local tinha extintores funcionando. Mesmo assim, não há comprovação de que estavam instalados no bloco de apartamentos onde ocorreu o incêndio, já que quando os bombeiros chegaram ao condomínio, os equipamentos tinham sido retirados por vizinhos que tinham iniciado o primeiro combate.

Para regularizar a situação, os responsáveis pelo condomínio devem elaborar um projeto e enviá-lo para o setor responsável do Corpo de Bombeiros, que é quem autoriza que o projeto seja executado.

Depois do projeto executado – com instalação de extintores, identificação de saídas de emergência e instalação de fitas antiderrapantes nas escadas, por exemplo –, os responsáveis chamam os bombeiros novamente para vistoria. Se for constatado que todas as adequações e normais foram cumpridas, é concedido o AVCB.

O condomínio onde ocorreu o incêndio tem vários blocos, o que, teoricamente, faz com que os riscos sejam isolados, segundo o Corpo de Bombeiros. Por isso, os AVCBs podem ser obtidos por blocos individuais.

Em nota enviada à produção da TV Integração, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) informou que fez os primeiros levantamentos com o perito no apartamento e que o caso será investigado.

Atendimento

A menina foi socorrida na manhã desta terça-feira depois de inalar grande quantidade de fumaça em um incêndio no apartamento da família, no Bairro Conjunto Guanabara.

A criança sofreu parada cardiorrespiratória e teve que ser reanimada pelo Corpo de Bombeiros e, depois, pela equipe médica do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Após cerca de 40 minutos, ela reagiu ao procedimento e foi levada para o Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM).

De acordo com a assessoria de comunicação do HC-UFTM a criança, que teve queimaduras no trato respiratório, não resistiu aos ferimentos e faleceu às 15h.

Incêndio

Segundo o Corpo de Bombeiros, no apartamento, estavam a mãe, a menina e o irmão dela, de oito anos. A mulher relatou à equipe que os filhos brincavam na sala quando o garoto ateou fogo no sofá e, percebendo o que havia acontecido, foi até ela e pediu socorro.

De imediato, a mãe conseguiu tirar o filho do local, mas ao retornar para buscar a filha, as chamas estavam muito intensas e havia muita fumaça. Então, a menina acabou ficando no apartamento e a mãe pediu ajuda de vizinhos.

Fonte: https://g1.globo.com