O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×
Radar LELLO

Crianças no condomínio

Período de férias pede ainda mais cuidados com os pequenos

Publicado em: segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

 Condomínios: como manter as crianças ocupadas nas férias?

Organizar passeios e cuidar da segurança nas áreas comuns dos prédios garantem diversão nos meses de recesso escolar
 
Ainda que as famílias se organizem para viajar e aproveitar as férias, dificilmente os pais terão dois meses inteiros para dispor e curtir o período de recesso escolar com as crianças. Isso significa que, por vários dias os filhos estarão em casa  e não terão muitas atividades. Se não na casa dos pais, na dos avós, na dos tios ou na dos amigos. O que fazer, então, para ocupar os pequenos nesta época? 
 
Quem mora em condomínio com diversos ítens de lazer, terá todos eles a seu favor: piscina, playground, brinquedoteca, lanhouse e salão de jogos poderão ser desfrutados ao máximo por crianças e adolescentes. Já quem não conta com tanta infraestrutura, poderá compensá-la (e com grande vantagem) usando um tanto de criatividade: o síndico ou os próprios moradores podem organizar, entre dezembro e janeiro, alguns passeios externos para locais como parques, museus, zoológico e outros pontos turísticos da cidade. Os pais das crianças podem de revesar para acompanhar o grupo de crianças nesses passeios. 
 
"Essa iniciativa é especialmente importante nos condomínios com poucas opções de lazer para o público infantil, e evita que as crianças brinquem em locais inapropriados ou perigosos. Além disso, os passeios propiciam oportunidade de integração entre os pequenos moradores", sugere Angélica Arbex, gerente de Marketing da Lello Condomínios. 
 

Segurança e cuidado com as crianças nas férias 

 
Durante o período de férias escolares, os condomínios residenciais precisam redobrar os cuidados com as crianças. A preocupação maior deve ser em relação a elevadores, garagem, escadaria, piscina, playground e áreas de acesso restrito, como caixas d'água e casa das máquinas. 
 
Nas áreas comuns, algumas medidas são fundamentais: 
 
 Não é recomendável que crianças menores de 10 anos andem sozinhas no elevador; 
 
 O condomínio também deve proibir que as crianças brinquem nas escadas e na garagem; 
 
 É importante manter a escadaria e as garagens com boa iluminação; 
 
 Não deixar entulhos ou outros materiais nesses espaços. 
 
Em relação ao playground ou brinquedotecas, a principal orientação é para que os brinquedos sejam regularmente vistoriados para verificar possíveis defeitos. Brinquedos móveis como gangorra e gira-gira merecem atenção redobrada. Crianças menores de cinco anos devem estar sempre acompanhadas por um responsável, que poderá socorrê-las imediatamente no caso de um acidente. 
 
Na piscina, todo cuidado é pouco. As crianças nunca devem permanecer sozinhas nesses locais. O síndico deve orientar os funcionários a ligarem imediatamente para os pais dos menores que forem encontrados desacompanhados de adultos na piscina. 
 

Fonte:

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...