O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×
Espaço SECOVI

Cuidados com segurança

Tecnologia deve estar aliada a boas práticas dos condôminos

Publicado em: quinta-feira, 23 de maio de 2013

 Segurança em condomínios

Conhecimento, predisposição e condutas adequadas podem ajudar a proteger o condomínio e evitar assaltos e arrastões 
 
A segurança em condomínios é uma grande preocupação, especialmente nas grandes cidades. Para coibir invasões e minimizar riscos, tem se investido cada vez mais em tecnologia de ponta. Mas nem os equipamentos mais modernos darão conta do recado se o síndico, os funcionários e os próprios condôminos não estiverem bem conscientes do importante papel que desempenham nesse processo.
 
Alinhado às orientações dadas pela Polícia Militar do Estado de São Paulo, o Secovi-SP (Sindicato da Habitação) recomenda alguns procedimentos que contribuem para aumentar o grau de segurança em um condomínio. Eles abrangem desde o sistema de iluminação até o modo de agir em situações de risco, além de darem destaque às atitudes dos condôminos que fazem toda a diferença no dia a dia. Para a diretora de Condomínios da Regional Secovi em Campinas, Kelma Camargo, “é preciso unir compreensão e colaboração de síndicos, funcionários e moradores para que condutas adequadas sejam de consciência de todos dentro dos condomínios”.
 
Iluminação
 
As dependências do condomínio devem ser muito bem iluminadas. Aconselha-se utilizar luminárias e holofotes, podendo ser complementados por sensores de presença.
 
Alarmes
 
São equipamentos eletrônicos, sonoros ou não, que servem para alertar sobre situações incomuns em residências ou condomínios, tais como violação de procedimentos e locais, proteção contra roubos, furtos, alagamentos e incêndios.
 
Sistemas de Segurança Monitorados
 
Sistemas monitorados oferecem serviço 24 horas e servem para reduzir riscos de intrusão, incêndios etc. Quando vários circuitos são combinados, eles podem ser empregados para controle de acesso, CFTV (circuito fechado de TV) e até como segurança de informação.
 
Além da necessidade do sistema de segurança nas dependências do condomínio, a Regional Secovi em Campinas, em parceria com a Polícia Militar do Estado de São Paulo, oferece algumas dicas importantes para síndicos, funcionários e moradores. O objetivo é que práticas para garantir a segurança sejam cada vez mais adotadas por todos os envolvidos e comuns em seu dia a dia.
 
Dicas de Segurança aos Síndicos
 
- Desenvolva com o conselho de condôminos normas firmes e transparentes sobre a segurança do condomínio, discriminando, inclusive, punições.
- Ao contratar um funcionário, obtenha o máximo de informações possíveis sobre ele, como atestado de antecedentes e referências pessoais. 
- Fiscalize a rotina de trabalho de funcionários e zeladores, procurando acompanhar de perto suas condutas, assim como não atribuir missão que não lhes seja pertinente.
- Mantenha suficientemente iluminadas as entradas do condomínio, evitando o uso de obras de arte, de decoração e de jardinagem que obstruam a ampla visão do local ou criem pontos de penumbra à distância.
- Caso for terceirizar os serviços como portaria, limpeza, manutenção e segurança, é preciso procurar empresas idôneas e legalmente constituídas no mercado.
 
Dicas de Segurança aos Condôminos
 
- Obedeça às normas de segurança preconizadas para o seu condomínio.
- Evite comentar sobre sua vida íntima, seus bens, patrimônio e ganhos na frente de estranhos.
- Ao entrar ou sair do prédio, observe se há pessoas nas proximidades. Caso perceba alguma movimentação estranha, não entre ou saia, ligue imediatamente para a polícia, avise seus familiares e o porteiro. 
- Na contratação de novos funcionários entreviste um de cada vez, de preferência na portaria. Nunca os leve ao apartamento e obtenha o máximo de informações sobre eles.
- Evite deixar as chaves da sua residência, bem como seus objetos pessoais na portaria do condomínio.
- Mantenha sempre em perfeito funcionamento os meios de comunicação, tais como telefones e interfones.
 
Dicas de Segurança aos Funcionários
 
- Fique sempre atento para o que acontece no prédio, observando se há alteração na rotina do condomínio.
- Não converse com estranhos, e, em hipótese alguma, forneça informações sobre o condomínio e os moradores.
- Redobre a atenção nos horários de maior movimento, que normalmente são das 06h às 09h, das 11h às 14h e das 17h às 20h
- Sempre consulte o morador sobre a viabilidade de autorização de entrada de visitantes ao condomínio.
- A portaria deverá estar sempre fechada e localizada dentro dos limites do condomínio, não devendo avançar em área externa à grade ou muro de proteção.
- Durante a noite, mantenha o interior da portaria com pouca luz. O exterior deve estar bem iluminado.
- Não assista TV na portaria durante o serviço, assim como evite uso de rádio em volume alto.

Fonte: http://www.secovi.com.br/

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...