O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×
Segurança

Curso para porteiros

PM-RJ oferece capacitação em segurança para profissionais

quinta-feira, 15 de março de 2018

PM oferece curso de segurança para porteiros de prédios no Rio

Inscrições acontece nesta sexta-feira no 3º BPM (Méier) e curso tem início no próximo dia 26

 O 3º BPM (Méier) dará um curso de segurança predial para porteiros e zeladores de todo o município, na próxima segunda-feira, dia 26, na sede do batalhão, que fica na Rua Lucídio Lago, 181. As inscrições podem ser feitas no local, até as 16h desta sexta-feira, 23. No final do curso, os participantes receberão um certificado.

De acordo com o sargento Ottílio Augusto Lobo de Oliveira, de 46 anos, dos quais 19 na PM, a expectativa é que pelo menos 120 profissionais do setor participem do curso, que tem duração aproximada de 4 horas.

“As instruções orientam os porteiros e zeladores como agir, de maneira segura, rápida e eficaz, diante de eventuais assaltos, arrastões e outras situações que colocam a vida deles e dos moradores em perigo”, adianta Ottílio.

O comandante do 3º BPM, Luiz Gustavo Lima Teixeira, lembra que o curso foi ministrado com sucesso ano passado. “Esse tipo de iniciativa nos aproxima ainda mais da comunidade”, acredita Teixeira. “Os profissionais da área aprendem que pequenas e inteligentes atitudes, podem salvar vidas”, completa a relações públicas do 3º BPM, Caterine Gentille da Silva Silvestri.

Entre as orientações que serão passadas, estão a necessidade de sempre confirmar a identidade de um visitante ou entregador, seja de medicamentos, pizzas ou flores; verificar se o morador, de fato, está esperando uma encomenda antes de abrir o portão; e nunca ficar do lado de fora do edifício com as chaves na mão.

“São pequenos detalhes que, se forem bem observados, podem evitar grandes tragédias”, ressalta Ottílio, lembrando que sempre existem duas condições para o criminoso agir: a vontade de praticar determinado crime e o princípio da oportunidade.

“Ladrões, por exemplo, ficam sempre à espreita, esperando um mínimo descuido nas portarias para agirem. O importante é aprender a não dar chance alguma para os criminosos”, averte o sargento.

Ainda de acordo com Ottílio, muitos profissionais se tornam multiplicadores dos ensinamentos que aprendem, e passam também a orientar moradores, funcionários de síndicos com noções básicas de segurança. O porteiro Wanderson Luiz Aquino, 45, que trabalha num prédio na Rua Dias da Cruz, no Méier, diz estar empolgado para fazer o curso.

“Sempre bom adquirir novos conhecimentos, que podem ajudar, com pequenas atitudes, até mesmo salvar a nossa vida e a de outras pessoas”, justifica.

Para a associação dos condomínios do estado do Rio, de nada adiantam sistemas modernos de vídeo-monitoramentos, grades, cercas elétricas, alarmes e portões elétricos, se os imóveis não tiverem porteiros bem treinados e capacitados para lidar com os riscos do dia a dia.

Fonte: http://odia.ig.com.br

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...