O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×
Jurídico

Danos morais

Divulgação de sentença contra ex-síndica não dá direito a indenização

Publicado em: quinta-feira, 16 de maio de 2013

 Divulgar sentença contra ex-síndica não gera indenização

A divulgação de conteúdo de sentença judicial em ação movida pelo condomínio contra ex-síndica não dá direito a indenização. Esse foi o entendimento da 1ª Turma Recursal do Tribunal de Justiça do Distrito Federal, ao dar provimento ao recurso do síndico e da subsíndica de um edifício. Na decisão anterior, os atuais síndico e subsíndica do prédio foram obrigados a ressarcir a mulher condenada em R$ 1,5 mil.

A ex-síndica ajuizou ação de indenização por danos morais, insatisfeita com a publicidade dada pelos representantes do condomínio à sentença de Ação de Prestação de Contas que a condenou. Ela sustenta que o comunicado que acompanhou o texto da decisão, afixada no quadro de avisos do condomínio, a colocou em situação constrangedora.
 
No juízo original, o juiz afirmou que "a simples divulgação de sentença condenatória, em si, não configura ato ilícito algum, já que se trata de documento público. Assim, a mera exibição da referida sentença é exercício regular de direito". Ele considerou, no entanto, que houve "abuso de poder no excesso desse exercício, baseado na forma de divulgação", pois as expressões usadas atribuiram comportamento desabonador à sentenciada.
 
Mas na instância recursal o entendimento foi outro. Para o TJ-DF, inexistem, na inicial, expressões ofensivas que justificariam o pedido de danos morais formulado pela ré. Segundo o relator, juiz Flávio Fernando Fonseca, "a sentença se ateve ao documento “em que o recorrente divulga uma sentença judicial a qual condenou a autora, então síndica, pela má adminstração do condomínio. Esse fato não gera danos morais. A sentença é pública, sendo permitida a sua plena divulgação". A decisão foi unânime. Com informações da Assessoria de Imprensa do TJ-DF.

Fonte: http://www.conjur.com.br/

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...