O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×
Manutenção

Decoração natalina em condomínios

Cuidados com a rede elétrica são essenciais para evitar acidentes

Publicado em: terça-feira, 19 de junho de 2012

O Programa Casa Segura, criado com o objetivo de alertar a população sobre os riscos de acidentes elétricos, preparou agora para o fim do ano algumas dicas para evitar que a iluminação natalina seja a causa de acidentes e tragédias. Cada vez mais residências e empresas têm usado cordões luminosos e as tradicionais lâmpadas pisca-pisca na decoração de Natal.

Nessa época a população se mobiliza para decorar as fachadas com recursos cada vez mais sofisticados e criativos, mas muitas vezes esquecem de se precaver na hora do manuseamento dos apetrechos. Para que toda esta iluminação e enfeites que ajudam a criar um clima para o Natal não sejam causa de acidentes (como choques elétricos, incêndios e curtos-circuitos), alguns cuidados devem ser adotados na hora da instalação, manutenção e operação dos artefatos luminosos.

Escolha com cuidado os cordões de luz, mangueiras e pisca-piscas. Eles devem ser de boa procedência e certificados pelos institutos controladores de qualidade. Antes de instalar os artefatos, especialmente os já utilizados anteriormente, verifique sua condição geral e preste atenção às emendas e à película plástica isolante. Emendas e conexões devem estar protegidas com fita isolante de boa qualidade.

Assegure-se de que a capacidade e a resistência dos condutores, tanto da fonte de energia quanto dos enfeites em si, sejam compatíveis com a carga elétrica requerida, observando o correto dimensionamento de cabos e fios. Confirme se a tensão das lâmpadas é compatível com a tensão da rede. Só ligue o equipamento na tomada após a conclusão da montagem, para evitar acidentes por falhas no isolamento de fios ou nas emendas. Nunca toque na fiação nem substitua lâmpadas queimadas com o aparelho ligado à fonte de energia.

Na ornamentação de exteriores (como fachadas, jardins, varandas e grades), o cuidado deve ser redobrado. A umidade e a presença de água são fatores que elevam bastante a probabilidade de acidentes. Não instale objetos decorativos nas proximidades da rede pública de energia e jamais use os postes para ornamentação. Finalmente, não faça nenhuma instalação se você não tem conhecimento prévio de segurança elétrica. O correto é contratar um profissional habilitado para orientá-lo na aquisição de dispositivos e para realizar a instalação. 

Fonte: Programa Casa Segura

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...