Decoração natalina

Em Manaus, empresas chegam a cobrar R$ 20 mil pelo serviço

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Ornamentação natalina em prédios de Manaus pode custar até R$ 20 mil

Alto custo cobrado para realizar as ornamentações natalinas tem feitos administradores de prédio procurarem alternativas mais baratas para decoração.

Próximo as festas de fim de ano, os prédios e condomínios de Manaus se enfeitam com decorações de Natal que chamam atençao e encantam quem pára para observar. Os prédios da Ponta Negra, Vieiralves, entre outros bairros nobres da cidade parecem estar disputando beleza e luz.

Porém, para toda beleza que os enfeites natalinos proporcionam, um alto custo acaba sendo cobrado. É o que afirma, por exemplo, o empresário Benedito Balbi, dono da empresa "Bem Estar", que faz a ornamentação dos edifícios Castelli, Barão do Rio Negro, Beethoven, da Ponta Negra, e Maria da Fé, no Adrianópolis, o valor cobrado pela ornamentação completa, horizontal e vertical, fica em média de 10 à 20 mil reais.

Benedito conta que os projetos natalinos de fachada de prédios são solicitados e entregues aos síndicos ou administradores dos condomínios, e os condôminos geralmente escolhem a melhor ornamentação em assembléia no prédio.

"Nessa época do ano, esse serviço é muito solicitado.  A escolha fica a critério dos moradores, nós fazemos o projeto e montamos", comentou o empresário.

Devido aos altos custos alternativos tem sido procuradas pelos administradores dos prédios da cidade.

A solução encontrada pelo administrador do Edifício Varandas da Ponta Negra, Carlos André foi reutilizar a ornamentação de 2010 para este ano, o que, mesmo assim, resultou em um custo de R$ 4 mil somente em mão-de-obra. "Colocamos no orçamento a nova decoração, mas os moradores entraram em acordo e preferiram usar os mesmos pisca-piscas do ano passado".

A administradora do Prédio Residêncial Las Palmas, localizado na Avenida João Valério, zona centro-sul de Manaus, Joselli Alves, ressaltou que não acontecem aumentos no valor da mensalidade do condomínio devido ao mês de festas e que os custos para a instalação da ornamentação natalina custanto anualmente aproximadamente R$ 1.000.

Competição pela Beleza

De acordo com o administrador do Edifício Varandas da Ponta Negra, Carlos André, a disputa entre os condomínios não existe, o que vale é o espírito natalino. "Nós não disputamos qual o prédio fica mais bonito. Decoramos para o Natal, e para festejar essa data tão importante. Os próprios condominos escolhem como serão os enfeites de Natal", explicou

No bairro do  Vieralves também não é muito diferente. A administradora do Prédio Residêncial Las Palmas, Joselli Alves contou que não existe concorrência com outros prédios do bairro.

"Não concorremos, e nem copiamos ninguém. Nós compramos o pisca-pisca e contratamos um rapaz para realizar a decoração. "

O estudante de arquitetura, e morador do edifício residêncial Aruba, Luciano Muller, contou que gosta dessa época do ano pois adora observar as ornamentações dos condominios. "A Ponta Negra,  fica muito bonita nessa época. Algumas pessoas acham futilidade perder tempo com decoração, mas sem dúvidas, é incrível. As vezes fico dentro do carro, no outro lado da rua, só observando as luzes, o visual conta muito, e os prédios arrasam", finalizou Luciano.

Além de tudo isso, vale ressaltar que com luz ou sem luz, todos os entrevistados disseram que o importante mesmo é o espírito Natalino no coração das pessoas.

Fonte: http://www.d24am.com