Assembleias de condomínio

E se uma votação de assembleia der empate?

Convenção do condomínio deve definir como proceder

Votação da assembleia encerrada e... Empatou. Nesses casos, quem tem o voto de minerva e define a situação? Existem procedimentos padrões, mas também uma maneira oficial de acabar com essa dúvida que pode gerar confusão.

Não há referências legais para esses casos, então, o melhor é não esperar que essa situação aconteça e pegue todos de surpresa. Defina na convenção como proceder. Sim, atualizar a convenção é uma tarefa muitas vezes difícil ou até inviável. Entretanto, é o único jeito de oficilizar esta questão.

Normalmente a convenção dá ao presidente da mesa e/ou aos proprietários de mais unidades e/ou da cobertura a responsabilidade de decidir individualmente ou de entrarem em um acordo em caso de empate.

Administradoras não recomendam que o voto de minerva seja utilizado caso ele não esteja determinado pela convenção, ou seja, que se decida na hora um critério, sem oficialização.

Um procedimento que reduz bastante a possibilidade de empate nas votações é dar pesos aos votos com base na fração ideal de cada um. Para isso, some a quantidade de unidades pertencente a cada um dos votantes ao número de vagas na garagem que ele possua. Assim, um morador com duas unidades e três vagas na garagem tem voto com peso cinco. A cobertura, nesses casos, tem peso dois.

Assim como com qualquer tema que possa gerar dúvidas ou conflitos, a melhor saída é ter uma convenção o mais completa possível e sempre atualizada.

 

Fonte: Daniel dos Santos Junior - Lello / Habitacional Administradora / Michel Rosenthal Wagner Advogados

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...