O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×
Ambiente

Economia de água

Vazamentos nas unidades é problema comum no consumo consciente

Publicado em: quinta-feira, 2 de julho de 2015

Vazamentos são grandes vilões para o gasto de água

Vazamentos em torneiras e outras medidas simples de controle de consumo de água podem representar uma grande economia para o condomínio. Este é um dos temas abordados em cursos da Universidade Livre do Mercado Imobiliário e Condominial (Unihab), ligada ao Sindicato da Habitação e Condomínios (Secovi-PR), que atua na formação e capacitação de profissionais do setor condominial e imobiliário.
 
“A água potável é o recurso natural mais valioso para vida e também cada vez mais escasso”, destaca o arquiteto e professor da Unihab, Vinicius Trevisan.
 
 Além do recurso natural, o desperdício impacta no valor do condomínio. Nos últimos anos, a tarifa de consumo da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) apresentou um aumento de 53% no acumulado entre os anos de 2011 a 2014 e de 12,5% em 2015. “O consumo consciente deve ser tratado de forma cultural em nossa sociedade, não se atendo apenas a custos e valores, mas à preservação da vida da forma como conhecemos”, frisa o professor.
 

 Pelo ralo 

 
“O simples gotejar de uma torneira representa o desperdício de 60 litros por dia”, explica Trevisan. Segundo ele, para se ter ideia, se o gotejamento durar um mês, seria o equivalente ao necessário para atender as necessidades de uma pessoa por 14 dias. “Se a torneira tiver um vazamento periódico, aquele com um fio contínuo de água, o desperdício em um dia é de aproximadamente 4,5 mil litros. Já se a torneira estiver totalmente aberta superior a 16 mil litros”, enfatiza.
 

 Como economizar

 
De acordo com Trevisan, o uso de máquinas de lavar também se torna um aliado ao controle. Para se lavar louças de maneira tradicional, na pia, a estimativa é de que se gaste aproximadamente 85 litros de água, enquanto que, utilizando uma lavadora, consomem-se apenas quatro litros para lavar a louça suja por seis pessoas.
 
O professor ressalta ainda que, para realizar a limpeza das calçadas do condomínio, o mais indicado é utilizar apenas a vassoura quando possível, pois a cada 15 minutos do uso de uma mangueira se escoam, pelo menos 280 litros de água. Logo, para lavar um calçamento de 60 metros quadrados seriam gastos até 800 litros.

Fonte: http://www.parana-online.com.br/

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...