O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×
Ambiente

Economia de água

Usar capa na piscina ajuda a evitar evaporação da água

Publicado em: terça-feira, 14 de outubro de 2014

Usar capa na piscina é uma das dicas para reduzir consumo de água

 
Em condomínios, muita água é desperdiçada. E isso é causado por diferentes fatores que podem ser revertidos com algumas medidas simples. O primeiro passo é a aplicação de uma campanha de conscientização: sendo assim, que tal aproveitar que a próxima quarta-feira, dia 15, é o Dia do Consumo Consciente, para levar essa ideia para a vizinhança?
 
Para os síndicos, por exemplo, vale distribuir cartazes nos murais e elevadores e enviar cartas a cada apartamento. A ideia é diminuir o consumo e, para isso, é necessário que as pessoas entendam o sentido da campanha.
 
Também vale, numa reunião de condomínio, propor a troca da conta de água de consumo coletivo pela individual. Essa é uma das causas que levam os moradores a serem pouco conscientes, já que não têm noção de quanto gastam mensalmente (pois a conta está incluída nas despesas gerais).
 
Sendo assim, o orçamento do prédio, caso haja multas, não sairá do bolso de todos, e a administração pode advertir quem estiver gastando muito. Mas, após as medidas tomadas em conjunto, é necessário também estar atento ao gasto individual de água.
 
Confira dicas do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) do que pode ser implementado em áreas de uso comum e nas casas e apartamentos.
 
Dentro das casas ou apartamentos
 
Lava-louças e máquina de lavar roupas: apenas utilize esses equipamentos quando estiverem cheios, pois isso evita o desperdício. Águas de máquinas de lavar e do banho também podem ser reaproveitadas para limpar os terraços ou outras áreas externas do prédio. O uso do lava-louças no lugar da maneira tradicional de limpeza chega a economizar cerca de seis vezes a quantidade de água normalmente gasta.
 
Cozinha e banheiro: mantenha a torneira fechada ao escovar os dentes, fazer a barba e ao ensaboar a louça. Ao escovar os dentes com ela aberta, você gasta cerca de 13,5 litros de água em apenas dois minutos. A forma de lavar a louça com materiais biodegradáveis e a organização da louça antes da limpeza também ajudam na economia. O banho pode ser tomado em cinco minutos e o registro deve ser fechado na hora de se ensaboar. Isso gera uma economia de até 30 mil litros no ano.
 
Vazamentos: Esta é uma das principais fontes de desperdício de água na residência. Eles podem ser evidentes (como uma torneira pingando) ou escondidos (no caso de canos furados ou de vaso sanitário). Uma torneira mal fechada com uma abertura de 1 mililitro será responsável pela perda de 2068 litros de água em 24 horas. No caso de vazamentos em vasos sanitários, verifique se há água escorrendo. Para isso, jogue cinzas, talco ou outro pó fino no fundo da privada e observe por alguns minutos. Se houver movimentação do pó ou se ela sumir, há vazamento.
 
Adote dispositivos que ajudam na redução do consumo de água, como arejadores de torneiras, restritores de vazão, bacias sanitárias com volume de descarga reduzido (conhecidas como VDR) e válvulas automáticas para mictórios (que liberam apenas a quantidade necessária para cada uso). Caso haja banheiros coletivos em áreas comuns do prédio ou condomínio, dê a ideia de utilizar esse tipo de equipamento.
 
Áreas de uso comum
 
Piscinas: Uma coisa que muitos não sabem é que cobrir uma piscina com uma capa reduz o processo da evaporação da água em até 90%. Além disso, como se sabe, a cobertura evita o depósito de folhas e outros resíduos. Aliás, uma piscina limpa precisa de menos trocas de água. Assim, revise sempre a bomba e o filtro, já que o mau funcionamento desses equipamentos aumenta o gasto. Continue realizando a limpeza da superfície por meio de peneiras próprias. Aspire sujeiras do fundo e ajuste o pH, o cloro e a alcalinidade sempre que se tiver necessidade.
 
Jardim: Gastar muita água com as plantas é algo muito fácil de se evitar. No inverno, por exemplo, é possível regá-las dia sim, dia não. Regar o gramado ou o jardim antes das 10h e depois das 19h evita o excesso de evaporação. E sempre evite a mangueira. Com essas medidas, você pode economizar cerca de 96 litros de água diariamente só com as plantas.
 
Lavar áreas externas e carros: adote a vassoura como a melhor amiga da água. Para limpar a calçada ou áreas comuns de prédios, não use a mangueira — ligada por 15 minutos, ela gasta 280 litros de água. Os carros, se for autorizada a lavagem no condomínio, podem ser lavados com um balde e um pano em vez da mangueira.
 
Por fim, se alguém disser que a água é barata, tenha em mente que o valor dela não pode ser precificado e que é um bem inestimável, que está em risco.

Fonte: http://www.secovirio.com.br/

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...