Economia de água

Participação de condomínios chega a 60% com ações da Sabesp

segunda-feira, 7 de julho de 2014

Economia de água em condomínios aumenta

Adesão dos conjuntos residenciais saltou de 11% para 60% depois das ações da Sabesp

Termina hoje a ação especial realizada pela Sabesp nos condomínios da região Metropolitana de São Paulo. As atividades desenvolvidas pela empresa visaram aumentar a adesão dos conjuntos residenciais ao plano de economia de água.

Por conta do baixo volume do reservatório do Sistema Cantareira, em decorrência da forte seca no estado nos últimos meses, a Sabesp lançou no mês de fevereiro deste ano o projeto que beneficia com um bônus quem economiza água. O desconto é de  30% no valor da conta, para quem economizar 20% da média de consumo de fevereiro de 2013 a janeiro de 2014. No entanto, diferente das casas, comércios e indústrias, os condomínios residenciais apresentaram uma baixa adesão ao programa.

“Idealizamos esta ação especial nos conjuntos para aumentar esta participação dos locais na redução no uso da água”, explica a gerente de relacionamento com o cliente da Sabesp, Samanta de Oliveira. Segundo ela, “no início da ação, apenas 11% dos condomínios haviam aderido ao bônus, agora, cerca de três meses depois que iniciamos um contato mais direto com eles, 60% dos conjuntos residenciais já conseguiram apresentar ao menos um pouco de redução no uso da água”.

A gerente da Sabesp explica ainda que entre as diversas atividades que foram realizadas, a Sabesp fez um treinamento com os zeladores, para ensinar como identificar possíveis vazamentos de água; com sindicos, para reforçar a importância ambiental de se reduzir o desperdício e a campanha porta a porta, com a distribuição de material informativo para os moradores.

Ação atinge quase 8 milhões de pessoas

Foram quase 2,7 milhões de cadernos entregues durante esta ação de conscientização, em 18 mil condomínios, com mais de 8 milhões de pessoas atingidas pelas atividades desenvolvidas pela Sabesp. O projeto envolveu 180 pessoas na distribuição dos informativos.

Sabesp planeja futuras ações

De acordo com a empresa de saneamento estadual, houve uma preocupação em cadastrar as informações dessas visitas, para fazer um acompanhamento e poder avaliar e planejar novas ondas dessa ação de conscientização para o futuro.

Fonte: http://diariosp.com.br/