O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×
Administração

Economia em condomínio

É possível diminuir valor da taxa mensal com pequenas atitudes

Publicado em: segunda-feira, 26 de junho de 2017

Pequenas mudanças na rotina do prédio ajudam a diminuir o valor do condomínio

Mudanças na rotina do prédio podem contribuir para diminuir o custo do condomínio

Um dos fatores que mais influenciam na hora de escolher um apartamento para comprar é o valor do condomínio. Enquanto o aluguel, em geral, pode ter seu preço negociado junto ao proprietário ou à administradora, esta taxa costuma ser a mesma para todos os moradores. Mas determinadas mudanças na rotina do prédio podem contribuir para diminuir o custo.

As despesas condominiais geralmente são aquelas obrigatórias, como água, luz e manutenção de elevadores. Mas há também as variáveis, aprovadas em assembleia, como o pagamento de funcionários e portaria 24 horas.

Segundo a advogada Sabrina Rasga, especialista em Direito Imobiliário, o melhor a fazer para não se surpreender com mudanças repentinas de preço e economizar no fim do mês é verificar a folha de pessoal, evitar o pagamento de horas extras, conscientizar os moradores sobre o uso de água, prevenir vazamentos e realizar manutenção preventiva e vistoria nos sistemas hidráulicos e de gás.

- Assim, caso um problema seja logo identificado, o reparo não demandará tanto dinheiro do condomínio. Se isso não acontecer, pode prejudicar todos com um valor alto da taxa - explica.

A taxa pode ser cobrada de forma fixa ou rateada. Esta é calculada com base nas despesas rotineiras do condomínio, como luz, água, gás, pagamento de funcionários, compra de material de limpeza, custo da portaria, segurança, limpeza e jardinagem, etc. Nesse caso, o valor de todas as despesas é dividido pela quantidade de apartamentos, gerando assim uma taxa mensal aos condôminos.

Já a taxa fixa, segundo a especialista, é aprovada previamente em assembleia, correspondendo a uma média da soma de todas as despesas ordinárias divididas pelo número de apartamentos, sendo possível, ainda, acrescentar as despesas extraordinárias (pinturas, obras, etc.).

Nesse contexto, os condôminos têm uma previsibilidade maior, pois pagam um valor fixo mensal, sem surpresas. Em geral, os condomínios têm um fundo de reserva que custeará pequenos reparos, férias dos funcionários e outras eventualidades.

 

Fonte: extra.globo.com

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...