O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
ESPECIAL - Chuvas no RS

Enchentes no Rio Grande do Sul e os condomínios

Setor habitacional foi o maior atingido pela tragédia climática no estado. Entenda os impactos em condomínios e como síndicos devem agir para sua reconstrução!

13/05/24 03:50 - Atualizado há 1 dia
WhatsApp
LinkedIn
KV da campanha de ajuda ao Rio Grande do Sul que sofre com enchentes
Encontre tudo que você precisa saber sobre as enchentes do RS neste guia completo: atualizações, matérias completas, vídeos, e-books e mais!
iStock

Desde o início de maio, as cenas das enchentes no Rio Grande do Sul têm chocado o país. Até o momento, são mais de 2 milhões de pessoas afetadas, além dos quase 100 mil imóveis destruídos ou danificados, pelo que está sendo considerada a pior tragédia climática do estado.

No setor condominial, os danos em áreas comuns e imóveis localizados nos pavimentos mais baixos dividem atenção com outras questões que preocupam o síndico gaúcho, a exemplo da insegurança em evacuar completamente os empreendimentos e da falta de recursos básicos, como água potável e energia elétrica.

Para orientá-los no momento de crise e depois que a água baixar, o SíndicoNet reuniu as informações mais recentes e dicas dos principais especialistas do segmento neste guia completo. Esta página será frequentemente atualizada pela nossa equipe de Jornalismo.

Confira os destaques a seguir que podem ajudar o povo gaúcho nessa crise:

Conteúdos úteis

  LINHA DO TEMPO  

17/06/2024 | Chuvas no RS: 19 municípios registraram danos por inundações e deslizamentos de terra no fim de semana; veja quais

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu, na noite desse domingo (16), uma série de boletins com alertas sobre a elevação dos rios Taquari, Caí, Paranhana, Cadeia e rio dos Sinos, que está em elevação a partir de Taquara.

05/06/2024 | Reconstrução do RS: quando a energia elétrica voltará às casas e às empresas?

Pouco mais de 10 mil consumidores seguem sem energia elétrica no Rio Grande do Sul, em função da fortes chuvas e enchentes que assolam o estado há mais de um mês. Os dados mais atualizados são da Aneel — no pico da tragédia, mais de 500 mil pontos ficaram sem luz.

04/06/2024 | Adiada reintegração de posse de prédio ocupado por vítimas de enchente no centro de Porto Alegre

A ocupação ocorreu no dia 26. Formado por duas torres, de 8 e 6 andares, o espaço já funcionou como um hotel, o Arvoredo House Hotel, que fechou. 

29/05/2024 | Tragédia no RS gera alerta para cidades brasileiras se prepararem para novos desastres

O passo a passo da prevenção começa com estudos detalhados das áreas de risco no estado, passa pela elaboração de um plano de ação com as medidas mais e menos urgentes, e segue com a realização de obras e outras medidas de prevenção.

28/05/2024 | RS tem três novos alertas do Inmet para chuva intensa, vento costeiro e neve nesta terça-feira

Segundo o governador Eduardo Leite (PSDB), a reconstrução das áreas atingidas pelas enchentes deve levar de seis meses a um ano. Drones e imagens de satélite estão sendo usados para analisar as manchas de inundação ao longo de todo o estado.

27/05/2024 | Auxílio Reconstrução: moradores do RS devem confirmar dados a partir desta segunda-feira

Essa verificação deverá ser feita no site gov.br e é destinada às famílias que tiveram que sair de suas casas, de forma permanente ou definitiva, em meio às enchentes que atingiram o estado.

24/05/2024 | Chuva forte no Rio Grande do Sul prolonga situação de calamidade que já dura quase um mês

Segundo a última atualização da Defesa Civil, 163 mortes foram confirmadas no estado; 65 pessoas seguem desaparecidas e mais de 63 mil pessoas estão acolhidas em abrigos no Rio Grande do Sul.

23/05/2024 | Com chuva em Porto Alegre, nível do Guaíba sobe 14 centímetros em 5 horas

Água voltou a inundar bairros como o Menino Deus, onde o nível já tinha baixado em algumas ruas. O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) revela que há explicações distintas para inundações em diferentes pontos do bairro.

22/05/2024 | Saúde alerta para cuidados pós-enchente no Rio Grande do Sul

Mesmo diante do recuo das águas no Rio Grande do Sul, o cenário ainda exige uma série de cuidados para garantir a segurança e a saúde da população afetada pelas enchentes. O alerta é do Ministério da Saúde, ao citar cuidados classificados pela própria pasta como indispensáveis durante a limpeza de casas e áreas atingidas e na remoção de entulhos.

21/05/2024 | Município gaúcho registra primeira morte por leptospirose após cheias

A doença é uma das que mais preocupa as autoridades de saúde, pois há grande risco de casos em razão do contato com a água das cheias. Na fase inicial, os pacientes podem sentir febre, dor na lombar ou panturrilha, dor de cabeça e conjuntivite.

21/05/2024 | Polícia retira “duto clandestino” usado para escoar água de condomínio em Pelotas 

A estrutura servia para tirar água dos três lagos do condomínio privado e despejar numa avenida que dá acesso ao Canal São Gonçalo, um dos córregos afetados pelas chuvas de maio.

20/05/2024 | 'Saio quando morrer', diz idosa de 97 anos que se nega a sair de imóvel

Dona Almira não se intimidou nem quando a água tomou os primeiros degraus do térreo, trazendo também ratos e peixes mortos. Sobrou para a filha dela, que precisava subir e descer do apartamento no sexto andar todos os dias para levar mantimentos.

17/05/2024 | Lello mobiliza síndicos e moradores dos condomínios de SP para arrecadar doações e apoiar o Rio Grande do Sul

Campanha com arrecadações em dinheiro e doações de produtos é realizada em parceria com a Cufa (Central Única das Favelas) para fornecer assistência às famílias afetadas em razão das fortes chuvas e cheias sem precedentes que atingem o estado gaúcho.

16/05/2024 | Com água baixando, moradores de Porto Alegre convivem com animais mortos, esgoto, mau cheiro nas ruas e ratos em casa

Trechos dos bairros Menino Deus, Cidade Baixa e Centro Histórico ficaram secos após casas de bomba voltarem a operar. "A gente teve que lavar todo o corredor do prédio com água sanitária, com detergente, com água. Porque ficou mesmo água podre, tinha até minhoca", relata moradora.

16/05/2024 | Égua é resgatada de 3º andar de prédio em São Leopoldo

O animal, que se chama Esperança, foi retirado pela janela com ajuda do Corpo de Bombeiros. Dono contou que tem uma chácara em frente ao condomínio e colocou a égua no local para protegê-la.

15/05/2024 | Militares usam aeronave para resgatar sete pessoas do telhado de um prédio no RS

De acordo com informações do Cavex, eles permaneceram dentro do imóvel, isolados, e utilizaram mantimentos e água que haviam estocado. Ao perceberem que o nível da água estava subindo ainda mais, solicitaram ajuda para sair do local.

14/05/2024 | Proprietário cobra por imóvel alagado no RS e inquilino se revolta

“Não sabemos quando vamos poder acessar e nem sabemos se a estrutura não foi arruinada e se o prédio tá condenado", lamentou a escritora gaúcha Graziela Sanchez em um post do X (antigo Twitter).

13/05/2024 | Nível dos rios volta a subir no RS e gera alerta para risco de ‘inundações severas’

Guaíba tinha registrado queda, mas com as fortes chuvas que caem na região desde sexta (10), ele voltou a encher; tragédia já afetou mais de duas milhões de pessoas, com um saldo de 147 mortos.

10/05/2024 | Municípios calculam 100 mil casas destruídas ou danificadas pela chuva

Os municípios do Rio Grande do Sul calculam que ao menos 99,8 mil casas (como residências, prédios e condomínios) foram destruídas ou danificadas pelas tempestades e enchentes que atingiram o estado nos últimos dias.

10/05/2024 | RS faz alerta para onda de frio, temporais generalizados e fortes inundações

Com a previsão de “temporais generalizados”, risco de descarga elétrica, ventos de até 100 km/h, granizo e uma queda acentuada na temperatura sequência, o Rio Grande do Sul está em alerta para uma piora ainda maior na crise climática e humanitária que afeta ao menos 414 dos 497 municípios gaúchos. 

08/05/2024 | Vídeo: Moradores de condomínios ilhados no RS se viram como podem

Segundo relato de moradora de Canoas, "[...] água não parava de subir. O pé direito tem 2,38 metros, e subiu até o teto. Nosso apartamento é térreo e, desde então, não conseguimos acesso, pois ele permanece submerso", contou.

06/05/2024 | Como ajudar as vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul

A Defesa Civil confirmou que subiu para 116 o número de mortos na tragédia. O órgão vem recebendo doações. Empresas do setor condominial também se uniram criando campanhas, assim como outras instituições e pessoas físicas de todo o País.

30/04/2024: Inundações no Rio Grande do Sul

Os temporais no Rio Grande do Sul já deixaram 90 mortes confirmadas desde o início das chuvas, em 29 de abril. Além disso, o estado registra problemas como estradas bloqueadas, falta de água e luz e impactos em serviços públicos.

Fonte: Conteúdo SíndicoNet

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet