Espaço Nok Nox

Tecnologia eleva a gestão condominial

quarta-feira, 15 de março de 2023
Tecnologia eleva a gestão condominial

Ah, a vida de síndico. É consenso que estar à frente da gestão de um condomínio é uma tarefa bastante desafiadora. Afinal, o síndico é responsável direto pelo condomínio e tem como função realizar ações em defesa do patrimônio e dos interesses e direitos do condomínio e dos condôminos, além de zelar pelo bem comum.

Entre as atribuições do síndico estão, ainda, o gerenciamento de contas e gastos, lidar com funcionários e contratar prestadores de serviços para manutenção e reparos.

Não é fácil, a gente sabe. Pois ainda têm as cobranças dos moradores e aqueles velhos problemas do cotidiano que geram bastante reclamação, como excesso de barulho do vizinho, o lixo colocado fora do local adequado… Em meio a tantas responsabilidades, como o síndico pode tomar as melhores decisões em prol da coletividade

Tecnologia pode ajudar síndicos a tomar as melhores decisões

Primeiro, no entanto, é preciso reforçar que o síndico não pode agir deliberadamente e decidir sozinho grande parte das questões do condomínio. Legalmente, o síndico tem autonomia para tomar decisões emergenciais, como o conserto do elevador que parou de funcionar. Porém, na maioria dos casos, suas ações precisam ser validadas.

Alguns condomínios contam com um conselho consultivo, que deve dar suporte ao síndico e ajudá-lo a resolver alguns problemas, contratar prestadores de serviços e solucionar conflitos internos e, principalmente,  resguardar o cumprimento da Convenção do Condomínio e do Regimento Interno.

No entanto, nem sempre é possível contar com a colaboração dos membros do conselho. Em muitos casos, por ter obrigações e não haver remuneração, os conselhos não têm atuação ativa.

Decisões são tomadas em assembleias

Tradicionalmente, as decisões mais importantes dos condomínios são tomadas durante assembleias. Porém um dos maiores problemas dessas reuniões é a baixa participação dos moradores.

Normalmente, as assembleias contam com a presença de um número reduzido de moradores, o que prejudica, por exemplo, pensar em melhorias que levem em consideração a vontade da maioria. Além disso, esses encontros são custosos e o processo para se chegar a um denominador comum é bastante demorado.

E, como então, o síndico pode reverter esse cenário?

Escutar os condôminos e incentivar que eles participem das decisões do condomínio são uma excelente maneira para construir uma gestão democrática e participativa. Mas como? Uma maneira ideal é usar a tecnologia a seu favor

Hoje, há ferramentas que possibilitam que os moradores participem das tomadas de decisões do condomínio sem que precisem sair do conforto do seu lar. Confira abaixo algumas opções:

• Google Forms: com ele, é possível criar e compartilhar facilmente formulários e pesquisas online, além de analisar as respostas em tempo real. O ponto negativo aqui é que o formulário é enviado por e-mail, o que gera pouco engajamento, já que dificilmente o morador vai clicar na pesquisa, além do fato do formulário se perder em meio a várias mensagens.
  • Sistema de votação online: atualmente, já há serviços pensados para a realização de votação online. Um deles é fornecido pelo Doodle. O sistema é bem prático e uma enquete pode ser montada em poucos minutos. A desvantagem, porém, é que a ferramenta não salva o histórico de votação. Assim, quando a enquete é finalizada, aqueles dados coletados são perdidos.
  • Apps para condomínios: com plataformas de comunicação, voltadas especialmente para atender as necessidades de condomínios, todo o processo de criação de enquetes é bem rápido. A outra grande vantagem de aplicativos como, por exemplo, o Nok Nox é que a votação pelo app é bastante eficiente. Após a enquete ser criada, um push informativo vai direto para o celular do morador e, de lá, ele é encaminhado para a tela de votação de onde estiver. Outro ponto positivo é que a plataforma salva o histórico de votação para o condomínio e do voto para o morador, o que garante mais transparência e lisura para o processo.

“whatsapp”

Essa é apenas uma das ferramentas disponibilizadas por aplicativos para condomínios que pode facilitar bastante a vida do síndico. Quer conhecer mais detalhes sobre como funciona a plataforma Nok Nox? Clique aqui e saiba mais.

Conteúdos produzidos por Nok Nox para moradores, condôminos e síndicos. Matérias e artigos sobre comunicação em condomínios, tecnologia, segurança e eficiência na gestão condominial.