O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×
Administração

Final de ano

Condomínios devem prestar muita atenção ao 13 dos funcionários

Publicado em: segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Condomínio: atenção ao 13º dos funcionários

Se o abono natalino dos trabalhadores não for pago no prazo, o condomínio pode ser multado

Com a chegada do final do ano, os funcionários dos condomínios também têm o direito de receber o 13° salário cuja primeira parcela será paga no dia próximo dia 30.

E o não pagamento desse benefício pode acarretar em multas, bloqueio de contas e, em alguns casos extremos, o confisco de bens dos condôminos para saldar as dívidas com os trabalhadores. Por isso, a recomendação é promover uma organização prévia e ajuste nas contas para provisionar os recursos e evitar sufoco.

Há 12 anos administrando O Edifício Louis Armstrong, em Candeias, o síndico Sergio Lindoso coloca tudo na ponta do lápis. O administrador deixa todas as contas organizadas em janeiro e vai fazendo o acompanhamento nos meses seguintes.

“É fundamental criar uma planilha. Colocar tudo o que vai gastar e o que é preciso ser feito. 

Não deixar nada sem um controle prévio”, aconselhou Sergio. O edifício conta com sete funcionários e todos já vão receber o 13° salário. “Com o controle e boa administração, os salários podem ser pagos e sobrar o dinheiro para uma possível reforma”, afirmou.

No terceiro mandato à frente da administração do condomínio Quinta de Casa Forte, em San Martin, Eduardo Moneta diz que a parceria entre o síndico e os moradores é a receita certa para uma boa administração.

“Para conseguirmos pagar o 13º salário aos funcionários no período devido é preciso o esforço do administrador e dos condôminos”, disse Eduardo.

O condomínio, que conta com 12 funcionários, seguiu a receita desde o começo do ano. “Fazemos e ajustamos as contas. Colocamos tudo no papel. É fundamental para não passar aperto no final do ano”, comentou Moneta.

Um dos pontos em que Sergio e Eduardo concordam é que para uma boa administração, o ponto de partida é a organização. Os administradores acreditam que não existe uma receita pronta. Só estudando as contas, levando tudo com seriedade e cortando custos, se necessário, é que os prédios vão ficar com saldo positivo.

Mas tem todo síndico consegue organizar as contas do condomínio. Aí é que mora perigo. O não pagamento do 13°, por exemplo, pode causar uma grande dor de cabeça. 

“As pessoas têm que entender que o porteiro e o zelador são funcionários como todos os outros. Eles têm direito a todos os direitos trabalhistas”, afirmou o advogado da Associação dos Adquirentes de Imóveis (Adai) Nicolas Coelho.

O jurista ainda explica que a falta de pagamento do benefício pode causar uma série de problemas judiciais aos moradores. “É bom lembrar que multas podem ser aplicadas aos condomínios e bens podem ser penhorados”, finalizou Coelho.

 

Fonte: http://www.folhape.com.br/

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...