O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×
Administração

Gestão unilateral

Conselheiro autoritário pode não ser o ideal para o seu condomínio

Publicado em: sexta-feira, 28 de outubro de 2016

"Conselheiro mandão" pode virar problema em condomínios

O Conselho Fiscal é parte importante de um condomínio. São os conselheiros que examinam as contas do síndico mensalmente e dão parecer nos balancetes, discordando de algo ou até mesmo solicitando esclarecimentos. O problema se dá quando os membros, na ânsia de demonstrarem forte atuação, vão além de suas funções.

"É comum alguns quererem mandar no síndico, fazendo exigências e extrapolando, sob o pretexto de que estão participando ativamente. Participar é uma coisa e se intrometer nas funções do síndico, dizer o que ele tem que fazer ou deixar de fazer, dar ordens diretamente para a administradora, é outra", afirma Daphnis Citti de Lauro, advogado especialista em Direito Imobiliário.

Para o sócio da CITTI Assessoria Imobiliária, é natural que, dentre os inúmeros condôminos, haja quem não concorde com algumas atitudes ou a forma de trabalhar do síndico.

"A unanimidade não existe nem é interessante que exista. O problema é quando há antipatia pessoal ou alguém fica procurando motivos para críticas, com a finalidade de forçar a renúncia do síndico ou a mudança da administradora."

Daphnis explica que se a questão for com algumas poucas pessoas, mesmo que membros do conselho, primeiramente deve-se tentar dialogar, contornar a oposição.

"Mas, no caso de má-fé ou antipatia pessoal, o jeito é ignorar. A não ser que os discordantes formem um quarto dos condôminos. Neste caso, o problema é mesmo do síndico e então o melhor a fazer é renunciar", diz o especialista.

Vale lembrar que quem aprova as contas do síndico é a assembleia geral anual e não o conselho e, para que o síndico seja destituído, é necessário que um quarto dos condôminos convoque a assembleia para este fim.

Fonte: /noticias.terra.com.br/

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...