Coluna: De Olho no Mercado

Grandes marcas patrocinam coleta seletiva em condomínios

Quer seu condomínio tinindo em 2021? Comece implantando as boas práticas de destinação correta do lixo, como as oferecidas pelo Instituto Muda. Conheça!

14/01/21 10:10 - Atualizado há 3 anos

Tão desagradável quanto a presença do lixo é a gestão dele. Em todas as esferas — governamentais, municipais, regionais, ou mesmo condominiais — , boa vontade não é suficiente para resolver esse problema complexo, para dizer o mínimo.

No condomínio, o sindico não consegue resultado sozinho. A experiência mostra que ele precisa construir uma rede com parceiros e profissionais capacitados para implementar um projeto de coleta seletiva em condomínios. E isso inclui infraestrutura, treinamento dos funcionários e orientação aos moradores a fazerem a separação e o descarte corretos do lixo.

O que seria um projeto valoroso, mas difícil de ser realizado pela necessidade de conhecimento e pelo alto custo, pode ser totalmente viável. O Instituto Muda fechou parceria com Tetra Pak, Ambev e Nestlé para realizar o projeto de coleta seletiva em condomínios, com início já para o primeiro semestre de 2021.

Atuando desde 2007 com a promoção de práticas sustentáveis nos condomínios residenciais da cidade de São Paulo através da gestão de resíduos, o Muda e as duas parceiras pretendem patrocinar 50 condomínios.

Uma inciativa importante para o momento, considerando que o volume de lixo nas residências cresceu com a pandemia

O Projeto de coleta seletiva em condomínios residenciais

A expertise do Instituto Muda, em números, corresponde à gestão de resíduos de 300 condomínios, com dezenas de milhares de moradores conscientizados.

As empresas patrocinadoras disponibilizam contêineres e estações de recicláveis especiais, entre eles, pilhas e baterias, óleo de cozinha e eletrônicos.

As parcerias com os condomínios são rápidas e simples. O passo a passo ocorre da seguinte forma:

1. visita inicial para avaliação do fluxo de geração de resíduos e o espaço disponível no condomínio;
  2. desenho do projeto, contendo plantas 3D do espaço, para melhor avaliação pelo síndico;
  3. instalação dos contêineres e coletores de lixo;
  4. conscientização por meio de treinamentos em cada andar para todos os moradores e funcionários do condomínio;
  5. processo de comunicação contínuo com os moradores com informativos nas áreas comuns e elevadores e relatórios com os resultados da coleta seletiva.

O Instituto Muda destina todo o lixo coletado para cooperativas de reciclagem de baixa renda. Com as doações, que somam mais de 300 toneladas por mês, gera-se uma renda mensal de R$ 150 mil para os cooperados.

Vantagens para o condomínio

• A parceria viabiliza preços mínimos aos condomínios;
  • Há uma redução nos custos operacionais — economia de até 70% de sacos de lixo e 30% de mão-de-obra;
  • Aos moradores, o Instituto Muda oferece um aplicativo que gera diversos descontos conforme reciclam.

Reciclagem e coleta seletiva em condomínios na prática

A síndica Roseli, do Condomínio Letícia, em São Paulo, conta que a parceria com o Instituto Muda foi muito eficiente. A coleta seletiva envolveu as 60 unidades e foi iniciada no final de 2020, com a instalação dos contêineres e treinamentos dos moradores e funcionários.

“Foi super simples. Recebemos os contêineres, fizemos o treinamento e mandamos comunicados por e-mail e Whatsapp e afixamos nos elevadores. Na semana seguinte já começamos a coletar”, relata a síndica.

Assim que toda estrutura ficou pronta, Roseli conta que os moradores logo começaram a gerir melhor seus resíduos.

“Tivemos uma adesão de 90% em apenas um mês. Os 10% restantes são pessoas que ainda resistem, porém, já estamos conversando sobre os benefícios ambientais e sociais, e que ajudam a alimentar famílias”.

Os resultados não podiam ser melhores. Com 70% do lixo reciclado, a síndica não deixa de manifestar sua satisfação:

“É impressionante como, aos poucos, fica prazeroso reciclar. Além disso, o espaço das lixeiras foi substituído por lindos contêineres, o que também fez com que o condomínio ficasse mais limpo e organizado”, conta.

O desafio brasileiro da gestão de resíduos sólidos

No Brasil, por ano, são gerados 79 milhões de toneladas de lixo, ou seja, mais de 200 mil toneladas por dia. O grave é que quase 20% desse montante vão parar em lixões a céu aberto. Apenas 4% são reciclados

Segundo a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), de 23 milhões de toneladas de lixo gerados em São Paulo, apenas 20 mil são reciclados.

“Com as vantagens que oferecemos como o patrocínio da implementação, economia de custos operacionais para o condomínio e desconto para os moradores através de nosso app, cada vez tem aumentado mais a adesão de condomínios. Em 2020 crescemos 40%”, conta o diretor comercial do Instituto Muda Alexandre Furlan.

Sem falar na garantia de um ambiente limpo para o condomínio e na contribuição para a comunidade e o meio ambiente. Cada um fazendo a sua parte. Uma boa maneira de começar um novo ano, não acha?

Gostou das ações do Instituto Muda de gestão e coleta seletiva em condomínios? Acesse aqui e implemente no seu condomínio.

Nota: a coluna “De olho do mercado” se refere a informes publicitários. Esse tipo de texto publicitário serve para que um anunciante escolhido pela equipe do SíndicoNet explique como funciona seu produto ou serviço de maneira diferenciada. O SíndicoNet não trabalha com matérias pagas, e essa é a nossa maneira de lhe dizer que esse conteúdo é publicitário, e que foi escolhido cuidadosamente para você, nosso leitor. Caso tenha dúvidas sobre outros conteúdos publicitários no nosso portal, por favor, nos escreva aqui. Isso reafirma o nosso compromisso com a transparência do nosso conteúdo.