O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Ambiente


Gripe aviária

SP: Aves de condomínio são sacrificadas após vírus ser identificado

quarta-feira, 16 de julho de 2025
WhatsApp
LinkedIn

Sorocaba registra primeiro caso de gripe aviária em peru que vivia em condomínio

Peru convivia com outras aves que, além dele, precisaram ser abatidas, segundo a Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA).

O município de Sorocaba (SP) registrou, pela primeira vez, um caso de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP), em um condomínio com centenas de aves. A informação foi confirmada pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) e da Defesa Agropecuária nesta sexta-feira (11).

O vírus, que é patogênico, foi identificado em um peru, que vivia em um condomínio com pelo menos 200 aves. A Defesa Agropecuária foi acionada e esteve no local para realizar o abate sanitário da ave infectada e das outras que haviam tido contato direto com ela.

Na segunda-feira (14), outros trabalhos de vigilância foram realizados no município. A Secretaria Municipal de Saúde comunicou os moradores do condomínio sobre as orientações necessárias para evitar o contato de humanos com aves suspeitas de infecção.

Além disso, a Defesa Agropecuária emitiu um alerta sobre sinais clínicos que os animais podem apresentar como tremores na cabeça, no corpo, dificuldade respiratória, coriza nasal ou espirros, falta de resposta à tentativa de apanha, asas caídas, torção de cabeça e pescoço; incoordenação e perda de equilíbrio e andar em círculos.

À TV TEM, Paulo Blandino, da Defesa Agropecuária do Estado, enfatizou que o consumo da carne de frango e de ovos não apresenta riscos de contaminação à população, em relação ao caso do condomínio.

"Fizemos todo um levantamento da área onde ocorreu o foco para sabermos se existem granjas na região ou criatórios. (...) Também fizemos um levantamento das espécies que existem no condomínio e dos quantitativos dessas espécies, se tinham outras aves com sintomas compatíveis com a influenza e iniciamos o trabalho de depopulação das aves que tiveram contato com a ave infectada. Não acabamos ainda e fazemos paralelamente um trabalho de educação sanitária com moradores locais", explicou Paulo.

Plano de Contingência

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), em conjunto com as secretarias de Agricultura e Abastecimento (SAA), e de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de SP (Semil), também informa que acompanha os casos de gripe aviária em todo o estado.

"A Pasta, por meio da Coordenadoria de Controle de Doenças (CCD), elaborou um Plano de Contingência para coordenar ações para o enfrentamento em casos de influenza aviária em humanos, além de realizar a investigação e monitoramento dos pacientes que tiverem contato com as aves contaminadas. O Estado de São Paulo não registrou, até o momento, nenhum caso da doença em humanos" diz a nota.

Fonte: https://g1.globo.com/sp/sorocaba-jundiai/noticia/2025/07/15/sorocaba-registra-primeiro-caso-de-influenza-aviaria-em-peru-que-vivia-em-condominio.ghtml

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet