Gripe aviária
SP: Aves de condomínio são sacrificadas após vírus ser identificado
Sorocaba registra primeiro caso de gripe aviária em peru que vivia em condomínio
Peru convivia com outras aves que, além dele, precisaram ser abatidas, segundo a Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA).
O município de Sorocaba (SP) registrou, pela primeira vez, um caso de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP), em um condomínio com centenas de aves. A informação foi confirmada pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) e da Defesa Agropecuária nesta sexta-feira (11).
O vírus, que é patogênico, foi identificado em um peru, que vivia em um condomínio com pelo menos 200 aves. A Defesa Agropecuária foi acionada e esteve no local para realizar o abate sanitário da ave infectada e das outras que haviam tido contato direto com ela.
Na segunda-feira (14), outros trabalhos de vigilância foram realizados no município. A Secretaria Municipal de Saúde comunicou os moradores do condomínio sobre as orientações necessárias para evitar o contato de humanos com aves suspeitas de infecção.
Além disso, a Defesa Agropecuária emitiu um alerta sobre sinais clínicos que os animais podem apresentar como tremores na cabeça, no corpo, dificuldade respiratória, coriza nasal ou espirros, falta de resposta à tentativa de apanha, asas caídas, torção de cabeça e pescoço; incoordenação e perda de equilíbrio e andar em círculos.
À TV TEM, Paulo Blandino, da Defesa Agropecuária do Estado, enfatizou que o consumo da carne de frango e de ovos não apresenta riscos de contaminação à população, em relação ao caso do condomínio.
"Fizemos todo um levantamento da área onde ocorreu o foco para sabermos se existem granjas na região ou criatórios. (...) Também fizemos um levantamento das espécies que existem no condomínio e dos quantitativos dessas espécies, se tinham outras aves com sintomas compatíveis com a influenza e iniciamos o trabalho de depopulação das aves que tiveram contato com a ave infectada. Não acabamos ainda e fazemos paralelamente um trabalho de educação sanitária com moradores locais", explicou Paulo.
Plano de Contingência
A Secretaria de Estado da Saúde (SES), em conjunto com as secretarias de Agricultura e Abastecimento (SAA), e de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de SP (Semil), também informa que acompanha os casos de gripe aviária em todo o estado.
"A Pasta, por meio da Coordenadoria de Controle de Doenças (CCD), elaborou um Plano de Contingência para coordenar ações para o enfrentamento em casos de influenza aviária em humanos, além de realizar a investigação e monitoramento dos pacientes que tiverem contato com as aves contaminadas. O Estado de São Paulo não registrou, até o momento, nenhum caso da doença em humanos" diz a nota.
Fonte: https://g1.globo.com/sp/sorocaba-jundiai/noticia/2025/07/15/sorocaba-registra-primeiro-caso-de-influenza-aviaria-em-peru-que-vivia-em-condominio.ghtml