Crime em condomínio
RJ: Confissão encerra investigação sobre assassinato de idoso
Homem é indiciado por matar idoso e ocultar corpo após briga por drogas em condomínio na Grande BH
Suspeito confessou o assassinato e alegou que a motivação seria que a vítima espalhava boatos que os dois mantinham um relacionamento. Polícia Civil divulgou conclusão da investigação na terça-feira (8).
Ademir Rodrigues Costa, de 38 anos, acusado de matar por estrangulamento um idoso de 66 anos, em Jaboticatubas, na Grande BH, foi indiciado por homicídio qualificado e ocultação de cadáver. O crime aconteceu em maio deste ano.
A vítima, Agostinho Dias de Assis, era morador e funcionário de um condomínio. Segundo as investigações, o autor e a vítima tinham um relacionamento amoroso, o que foi negado pelo suspeito.
Uma discussão por causa de gastos com drogas por parte do autor, motivou a briga e o assassinato.
Câmeras de segurança do condomínio registraram o suspeito entrando e saindo do local, dias depois do assassinato, o que levantou a suspeita de funcionários.
Em depoimento à polícia, Ademir afirmou ter retornado ao local do crime com o objetivo de verificar se o corpo da vítima havia sido devidamente ocultado.
Versão do suspeito
Em depoimento, Ademir disse a polícia que a principal motivação do crime foi por calúnia. A vítima espalhava boatos na cidade sobre a sexualidade dele, dando a entender que tinham um caso amoroso e que esse seria o motivo da discussão e da morte.
Cronologia dos fatos
- 09/05 - última mensagem enviada pela vítima por meio de aplicativo de mensagens.
- 10/05 - dia da morte do idoso por enforcamento e corpo enterrado em cova rasa no condomínio onde vivia, a 5 metros do local do crime.
- 15/05 - Família e vizinhos sentem falta da presença e de contato da vítima.
- 18/05 - O suspeito volta ao condomínio de madrugada. Entra usando chinelos e com o dia amanhecido, sai de botas e levanta suspeitas dos funcionários (Veja vídeo acima).
- 30/05 - Vizinhos sentem um cheiro muito forte, acionam a polícia e o corpo da vítima é encontrado na cova rasa.
- 01/06 - O suspeito se apresenta em uma delegacia de Belo Horizonte e confessa o crime.
- 25/06 - Justiça concede a prisão preventiva com base na confissão e levantamentos da polícia.
- 29/06 - O suspeito é preso.
"O Ademir é um usuário contumaz de drogas. Ele é uma pessoa muito agressiva. E em casos de abstinência e de não ter como comprar e fazer uso de entorpecentes, ele se torna muito agressivo. Ele tem passagens por agressões, brigas, ou seja, ele não é uma pessoa que socialmente tem uma conduta ilibada", explicou o delegado José Tomás de Souza Júnior.
O g1 entrou em contato com a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e aguarda retorno.
Fonte: https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/noticia/2025/07/08/homem-e-indiciado-por-matar-idoso-e-ocultar-corpo-apos-briga-por-drogas-em-condominio-na-grande-bh.ghtml