O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Ambiente

Incêndios florestais

Queimadas no DF têm se aproximado de condomínios

sexta-feira, 24 de março de 2023
WhatsApp
LinkedIn

Queimadas chegam perto de condomínios no Distrito Federal

Brasília completa 106 dias sem chuva. Umidade do ar caiu a 13% nesta terça (17)

O Distrito Federal completa 106 dias sem chuva e as queimadas que atingem o Cerrado chegam perto das áreas urbanas da capital. Nesta terça (17), moradores da região dos Jardins Mangueiral viram as chamas se aproximar dos prédios.

As famílias ficaram assustadas. Em algumas partes do condomínio, o muro impediu que o fogo avançasse.

Também nesta terça, um outro incêndio de grandes proporções atingiu uma área de Cerrado que fica perto do Complexo Penitenciário da Papuda.

Além do combate por terra, os bombeiros usaram um helicóptero para jogar água sobre as chamas que se alastraram rapidamente pela vegetação seca.

Nos 15 primeiros dias de setembro deste ano, o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal atendeu 1.704 ocorrências de incêndios na vegetação. A área queimada soma 3.520 hectares.

No ano passado, durante o mês inteiro, foram 1.836 incêndios e 3.516 hectares queimados.

Incêndios florestais

  • 2019 – de 1º de janeiro até 15 de setembro: 7.575 ocorrências
  • 2019 – área queimada: 10.188 hectares
  • 2018 – de 1º de janeiro até 31 de dezembro: 6.483 ocorrências
  • 2018 – área queimada: 7.642 hectares

A última chuva no Distrito Federal foi no dia 4 de junho. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão é de que não chova, pelo menos, até 25 de setembro.

“Mesmo assim, essa chuva do dia 25 é pouco provável”, explica o meteorologista Olivio Bahia. Segundo ele, chuva mesmo só nos últimos dias de setembro.

Até lá, as temperaturas seguem altas em Brasília. Nesta terça, no Plano Piloto, os termômetros registraram 31,8°C e a umidade do ar ficou em 14% .

Na região do Gama, a temperatura chegou a 33,8°C e a umidade caiu a 13%. O recomendado pela Organização Mundial de Saúde é que a umidade fique em torno de 60%.¨

“A perspectiva é a temperatura se manter e até subir um ou dois graus nos próximos dias”, afirma o meteorologista.

Períodos de estiagem

Este é o segundo período mais longo, dos últimos cinco anos, em que o DF ficou sem chuva (veja números abaixo). Antes de 2019, com seus – até agora – 106 dias de seca, o Inmet considerou 2017 o pior ano: foram 131 dias consecutivos.

  • 2014 : 65 dias consecutivos sem chuva
  • 2015: 60 dias consecutivos sem chuva
  • 2016: 97 dias consecutivos sem chuva
  • 2017: 131 dias consecutivos sem chuva
  • 2018: 79 dias consecutivos sem chuva

Fonte:

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet