O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
  • Menu de produto Produtos
  • Cotar

  • Anunciar

Logo SíndicoNet
Ir ao topo

Área Pro

Entrar

ASSINE

Busca

Menu

Favoritos Cotar Anunciar Entrar no SindicoNet

Conheça nossos produtos

CoteiBem Experts Conexão
  • Informe-se
    • Início
    • Administração
    • Boletins
    • Colunistas
    • Convivência
    • Creators
    • Jurisprudências
    • Legislação
    • Manutenção
    • Mercado
    • Notícias
    • Para Moradores
    • Podcasts
    • SíndicoNet TV
    • Testes
    • Webstories
  • SíndicoNet IA
    • Início
    • Consultor Condominial
    • Comunicados
    • Comparador de orçamentos
    • Agente do condomínio
  • Fornecedores
    • Início Pedir orçamentos Seja um fornecedor Ver todas as categorias
  • Downloads
    • Início
    • Planner do síndico
    • Informativos mensais
    • Banners para whatsapp
    • Cartas
    • Cartazes e Comunicados
    • Compartilhados
    • Documentos
    • E-books
    • Fichas e formulários
    • Infográficos
    • Planilhas
    • Powerpoint
    • Preparativo do Síndico
    • Regulamentos
  • Tira Dúvidas
    • Início
    • Administradoras
    • Assembleias
    • Convivência
    • Diversos
    • Finanças
    • Funcionários
    • Inadimplência
    • Jurídico
    • Manutenção
    • Plantão Covid-19
    • Central de ajuda
  • Cursos Online
    • Início
    • Formandos
    • Sala de Aula
    • Suporte técnico
  • Serviços
    • Início
    • Receita garantida
    • Linhas de Crédito
    • Doações em geral
    • Consultoria em Segurança
  • Empregos
    • Início
    • Cadastrar Currículo
    • Cadastrar Vaga
    • Currículos
    • Vagas
  • Eventos e Lives
    • Início
    • Calendário
    • Cadastrar evento (gratuito)
  1. Home
  2. Informe-se
  3. Notícias
  4. Segurança
  5. Incêndios na pandemia
Segurança


Incêndios na pandemia

Ocorrências subiram 60% no estado de SP

terça-feira, 13 de abril de 2021
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Indicar 0

"Incêndios podem ser evitados se normas forem seguidas", alerta ABNT

A pandemia aumentou a ocorrência de incêndios em São Paulo. Com base nas ocorrências registradas pelo Corpo de Bombeiros, os casos subiram 60% no Estado de São Paulo por conta da quarentena.

Em março de 2019, foram registradas 2.560 ocorrências de incêndio em todo o Estado de São Paulo. No mesmo período de 2020, foram 4.089. Nos primeiros 20 dias de abril de 2020, foram registradas 2.589 ocorrências do tipo no Estado contra 2.198 no mesmo período de 2019.

Só em março de 2021, cinco incêndios em São Paulo e região metropolitana ganharam destaque nos noticiários. Um deles causou a morte de dois moradores que inalaram a fumaça que entrou nas saídas de incêndio porque segundo alguns moradores as portas corta-fogo estavam abertas pelo protocolo anti-covid adotado pelo prédio residencial da Zona Sul.

Os demais foram em uma loja no Largo 13, que necessitou de 9 carros dos bombeiros para conter as chamas, no Shopping Boa Vista, também na Zona Sul, que precisou de 11 viaturas, mas não houve vítimas, em um galpão em Taboão da Serra, que pegou fogo destruindo o acervo de arte de diversas galerias. E, por fim,um incêndio de pequenas proporções atingiu o prédio do jornal Folha de S.Paulo,no centro de São Paulo.

Mundialmente, o fogo já foi responsável por diversas tragédias como no caso dos Edifícios Andraus e Joelma, em São Paulo e do Grenfell Tower, em Londres (Inglaterra). Ainda, na lista de tragédias recentes que atingiram a cultura brasileira, estão os acervos do Museu Nacional e do Museu da Língua Portuguesa.

"Uma norma importantíssima em segurança contra incêndio, adotada por várias unidades federativas do Brasil é a ABNT NBR 9077, que fala sobre saídas de emergência. Ela é mais relevante ainda se considerarmos que atualmente muitas pessoas trabalham de casa e estão praticamente 24h dentro dos seus apartamentos em edifícios residenciais por conta da Covid-19. Nesta norma, definimos quais tipos de escadas enclausuradas existem. Após a tragédia no edifício Joelma, aprendemos que é imprescindível ter uma escada de emergência como principal rota de fuga, permitindo que todos os indivíduos que estejam na edificação consigam chegar até o piso de descarga com segurança. E, se você não estiver pautado em uma norma, você não consegue atender aos requisitos necessários para fazer isso com segurança", explica Rogério Lin, superintendente do Comitê Brasileiro de Segurança Contra Incêndio (ABNT CB-024).

A NBR 9077 orienta que a saída de emergência deve ter iluminação de emergência com baterias, parede lisa, degraus com uma determinada altura e os encontros das paredes devem ser retos (não podem ser curvados), além de uma série de outras questões essenciais para garantir a segurança dos indivíduos.

Em edifícios mais modernos, a escada também deve ter o chamado sistema de pressurização para que caso alguma fumaça entre na escada, o sistema seja capaz de expulsá-la. A norma de pressurização de escada ( ABNT NBR 14880) recomenda que este sistema esteja ligado a um grupo motogerador para que possa funcionar mesmo sem energia (muito comum em episódios de incêndio que atingem a parte elétrica da edificação). A norma especifica ainda que, os prédios com altura de 60 metros ou mais devem ter um grupo motogerador para o sistema de pressurização da escada.

O presidente da ABNT, Mario Willian Esper, reforça o papel da entidade na elaboração de diversas normas técnicas visando colaborar com a construção segura de edificações residenciais, comerciais e industriais. "Nosso Comitê Brasileiro de Segurança Contra Incêndio é responsável pela normalização com vistas à segurança contra incêndio, tanto na fabricação de produtos e equipamentos, como nos projetos e instalação de prevenção e combate a incêndio e na análise e avaliação de desempenho ao fogo de materiais".

Como ter uma edificação segura contra incêndio?

De acordo com o superintendente do Comitê Brasileiro de Segurança Contra Incêndio (ABNT CB-024), Rogério Lin, o primeiro conceito em segurança contra incêndio é o de compartimentação de ambientes das saídas de emergência, que consiste em ter uma escada enclausurada (à prova de fumaça), com paredes corta-fogo que resistam a 120 minutos de incêndio sem perder a integridade e o isolamento térmico, atendendo as normas de paredes estruturais com resistência ao fogo ( ABNT NBR 5628).

Nesta norma, é possível encontrar o método de ensaio destinado a determinar a resistência ao fogo de componentes construtivos estruturais - os blocos que são utilizados, o sistema com reboco e emboço, tijolo (cerâmica ou concreto), entre outros elementos têm que passar por um ensaio para constatar se realmente suportam 120 minutos de incêndio sem despedaçar, perder a integridade ou deixar o calor passar.

Além disso, as portas que dão acesso às escadas têm que ter propriedades similares às das paredes, compostas por portas corta-fogo feitas de material incombustível, com resistência de integridade física e isolamento térmico (conforme ABNT NBR 11742).

O síndico e sua responsabilidade

O papel do síndico é muito importante para prevenir tragédias como as citadas acima. O síndico é o responsável legal do prédio e, por isso, fica responsável por tudo que acontece. Quando há uma negligência da administração e o síndico não detecta isso, ele acaba respondendo legalmente por estas negligências.

De acordo com Rogério Lin, para se precaver de sinistros e riscos dentro da edificação, o síndico deve ter, em primeiro lugar, a licença dos Bombeiros (chamada em São Paulo de AVCB - Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros). A certificação é emitida diante de uma análise do projeto de segurança contra incêndio da edificação e mediante uma vistoria presencial.

"A vistoria presencial feita pelos Bombeiros é uma fotografia do dia. Ou seja, o vistoriador vai até o local e faz uma análise baseada no que ele está vendo naquele dia, verificando, por exemplo, se os sistemas contra incêndios estavam instalados e operantes e avaliando uma série de requisitos a serem cumpridos. Porém, como isso é uma fotografia do dia, é necessário garantir que os sistemas tenham uma manutenção periódica. Para isso, a ABNT tem uma norma muito interessante, que é a norma de inspeção predial ( ABNT NBR 16747). Essa norma orienta que os sistemas de incêndio sejam inspecionados para verificar se as manutenções estão sendo feitas de acordo com a periodicidade necessária, se os sistemas (de detecção, de pressurização) estão funcionando, se o gerador está funcionando, entre outras coisas. Entretanto, se você não fizer a manutenção, você incorre no erro. Por isso, este é um passo fundamental para que os síndicos possam se prevenir e garantir a segurança dos condôminos, e a inspeção predial pode ajudar muito", completa Lin.

O Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo (CBPMESP) utiliza normas técnicas elaboradas pela ABNT como referência normativa de diversas Instruções Técnicas (IT). As ITs são instruções elaboradas pelo Corpo de Bombeiro junto a Polícia Militar com informações e procedimentos necessários para a segurança contra incêndio. Atualmente, são 45 ITs e todas mencionam alguma norma técnica NBR. As ITs são parte do Decreto de Lei 63.911/2018 do Governo do Estado de São Paulo.

Fonte: ABNT.

Matérias recomendadas

Incêndios na pandemia

Incêndios na pandemia. Prédios comerciais vazios aumentam riscos. terça-feira, 5 de maio de 2020. WhatsApp. Twitter. LinkedIn. Facebook. Indicar 0 ...

Aluguel e a pandemia

17 Mar 2020 ... Aluguel e a pandemia. No RJ, inquilinos estão ... Gostaria de saber se posso não pagar o seguro contra incêndio e iptu durante a pandemia ?

Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros - AVCB

Veja abaixo quais itens devem estar em dia para se obter o AVCB. ATESTADO DE BRIGADA DE INCÊNDIO: é aquela capacitação que o condomínio deve ...

Gostou do conteúdo? Compartilhe:
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Indicar 0

Sugerir Pauta

Imprimir Página

Perguntas relacionadas

Posso manter as portas Corta-fogo abertas para ajudar na ...

As portas da escada de incêndio podem permanecer abertas ...

Gostaria de saber se há alguma legislação sobre portas corta fogo ...

Parcelas mensais de fundo de obras, tx de incêndio e diferença na ...

Encontre o fornecedor certo para o seu condomínio

Logo CoteiBem SíndicoNet
fechar
Like 0
Amei 0
Feliz 0
Surpreso 0
Triste 0
Raiva 0
Reagir
fechar

Link copiado!

WhatsApp WhatsApp Twitter Twitter LinkedIn LinkedIn E-mail Indicar Copiar link Copiar link
Compartilhar
Comentar
Favoritar
Desfavoritar
Topo
fechar
Gostou desta página do SíndicoNet?

Para enviar para mais de uma pessoa, separe os endereços de e-mail por vírgula.

Para enviar para mais de uma pessoa, separe os endereços de e-mail por vírgula.

Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do SíndicoNet.

Web Stories

Ver mais

Modus operandi revelado: como quadrilha invade apartamentos no Rio de Janeiro

Segurança da Informação: checklist para condomínios

Caixa de gordura do condomínio: você está cuidando bem desse ativo?

PCMSO: O que é?

Síndico profissional: cuidado com as propagandas enganosas!

Inadimplência no condomínio: entenda os prejuízos

Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet

Sindiconet

  • Anuncie
  • Seja um parceiro
  • Contato
  • Imprensa e Jornalismo
  • Cadastre-se
  • Mídia Kit
  • Quem somos
  • Suporte Técnico
  • Não encontrei o que procurava
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies

Informe-se

  • Início
  • Administração
  • Boletins
  • Colunistas
  • Convivência
  • Creators
  • Jurisprudências
  • Legislação
  • Manutenção
  • Mercado
  • Notícias
  • Para Moradores
  • Podcasts
  • SíndicoNet TV
  • Testes
  • Webstories

SíndicoNet IA

  • Início
  • Consultor Condominial
  • Comunicados
  • Comparador de orçamentos
  • Agente do condomínio

Fornecedores

  • Início
  • Administração
  • Infra-estrutura
  • Obras e Reformas
  • Produtos em geral
  • Serviços gerais

Downloads

  • Início
  • Planner do síndico
  • Informativos mensais
  • Banners para whatsapp
  • Cartas
  • Cartazes e Comunicados
  • Compartilhados
  • Documentos
  • E-books
  • Fichas e formulários
  • Infográficos
  • Planilhas
  • Powerpoint
  • Preparativo do Síndico
  • Regulamentos

Tira Dúvidas

  • Início
  • Administradoras
  • Assembleias
  • Convivência
  • Diversos
  • Finanças
  • Funcionários
  • Inadimplência
  • Jurídico
  • Manutenção
  • Plantão Covid-19
  • Central de ajuda

Cursos Online

  • Início
  • Formandos
  • Sala de Aula
  • Suporte técnico

Serviços

  • Início
  • Receita garantida
  • Linhas de Crédito
  • Doações em geral
  • Consultoria em Segurança

Empregos

  • Início
  • Cadastrar Currículo
  • Cadastrar Vaga
  • Currículos
  • Vagas

Eventos e Lives

  • Início
  • Calendário
  • Cadastrar evento (gratuito)

Copyright 2026 SíndicoNet - Todos os direitos reservados. Reprodução Proibida.