O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×
Mercado

Internet das coisas

Soluções sem cabos já são realidade em condomínios

segunda-feira, 4 de junho de 2018

Flex desenvolve serviços smart sem fio para edifícios e condomínios

Sensores, softwares de gerenciamento, painéis de toque e comunicação online são recursos que estão mudando a rotina em edifícios residenciais e comerciais. Muitas vezes sem que os usuários percebam, sistemas inteligentes já ajudam a executar ou monitorar a segurança e até os gastos dos condomínios.

Uma das empresas brasileiras que vem apostando nessa tendência é a paulistana Flex Automação, que representa o consórcio internacional Z-Wave. Este é um padrão de comunicação sem fio adotado em vários países e que facilita a integração entre aparelhos de marcas diferentes. Por isso, pode ser adotado tanto em novos empreendimentos quanto em construções já existentes, eliminando a necessidade de cabeamento.

“Temos instalado esse sistema em muitos condomínios de médio e alto padrão”, diz Jean de Simone, fundador e diretor da Flex, uma das primeiras empresas brasileiras a comercializar soluções de automação sem fio. Um exemplo é o LIS (Letterbox Intelligent System), que alerta os moradores – ou quem trabalha no prédio – sobre as correspondências deixadas na portaria.

Em outros condomínios, já funciona o sistema de tarifação on-demand: cada usuário paga apenas pelos serviços que utiliza no prédio; o controle é automático, e todos podem monitorar as informações a qualquer momento. Segundo De Simone, a maior demanda é pelos sistemas de gerenciamento do consumo de energia.

“Podemos monitorar em tempo real os gastos com luz, eletroeletrônicos, piscina, banheira, ar condicionado etc., e os relatórios de consumo são visualizados num tablet ou smartphone”, explica o empresário, que já tem uma filial na China. Lá, ele encomenda junto a fornecedores especializados a fabricação dos produtos que sua equipe desenha em São Paulo.

Alguns produtos da Flex estarão em demonstração no estande da empresa na TecnoMultimídia InfoComm Brasil, de 22 a 24 de Maio, em São Paulo.

Fonte: http://revistahometheater.uol.com.br

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...