Coluna: De Olho no Mercado

Vantagens e orientações sobre lavanderia no condomínio

Serviço de lavanderia coletiva no condomínio pode ser customizado de acordo com a necessidade do empreendimento

23/05/13 10:30 - Atualizado há 1 ano

Um costume que ainda não é muito brasileiro está se fazendo cada vez mais presente: a lavanderia coletiva. Com unidades cada vez menores e o aumento do valor dos serviços domésticos, o conceito de dividir as máquinas de lavar e secar cai muito bem. A ideia é economizar tanto no espaço da área de serviço como em água em luz, com as máquinas mais econômicas do mercado.

Em condomínios novos, esse espaço comum muitas vezes já é entregue pela construtora. Mas isso não significa que em empreendimentos mais antigos a lavanderia não possa ser criada. Nesses casos, caso haja local para implantar a lavanderia, o síndico deve levar à votação a alteração da área comum para assembleia.

Há ainda três formas de utilizar a lavanderia no condomínio. Pode-se comprar o maquinário, alugá-lo e oferecer o uso livre para os moradores, ou ainda cobrar pelos ciclos – geralmente, o valor praticado é de R$ 4 em média, para lavar ou secar de uma vez até 10 kg de roupa, dependendo do aparelho. As máquinas demoram cerca de 32 minutos, tanto para lavar como para secar.

Economia

“O que temos visto é que o condomínio economiza bastante quando há a lavanderia comum. Essas máquinas usam 3,3 menos água e 5 vezes menos energia do que as lavadoras e secadoras de roupa domésticas”, calcula Allan Zylberstajn, diretor da Smart Lav, empresa de soluções para lavanderias em condomínio.

Outro ponto positivo para o condomínio é a receita gerada pelo uso das máquinas, quando há pagamento por parte dos condôminos. “Pode não ser muito, mas no final do ano, o montante arrecadado paga o décimo terceiro dos funcionários”, explica Allan.

Para pagar pelos ciclos, os condomínios podem cobrar de duas formas: a compra de fichas com o zelador, ou com o uso de um cartão personalizado de cada morador diretamente na máquina.

Nele, estão informações como CPF do morador, número do apartamento e telefone. Nesse caso, o condômino paga pelo serviço junto com o boleto do condomínio. Seja por ficha ou com o uso do cartão, as máquinas já são entregues pela Smart Lav adaptadas para o condomínio.

A economia se traduz também em espaço nas áreas privativas. Em um condomínio com 40 unidades, as áreas de serviço somadas teriam um ganho de 102 m² sem as máquinas de lavar e secar. Para fazer o mesmo serviço, a lavanderia compartilhada ocupa apenas 10 m².

Manutenção

Quando as máquinas da lavanderia coletiva não são do condomínio, a Smart Lav se encarrega de fazer a manutenção preventiva e corretiva, geralmente a cada 15 dias ou quando necessário. Quando o equipamento é do condomínio, é interessante que haja uma empresa especializada nos cuidados com os aparelhos.

“Uma máquina de ponta, seja lavadora ou secadora, é feita para durar até 15 anos em lavanderias – ou seja, trabalhando quase que sem parar. Se o condomínio tiver cuidado, pode durar mais do que isso”, ensina Allan.

Cultura

Para que os aparelhos sejam realmente utilizados pelos moradores, a Smart Lav ajuda os moradores com um funcionário na primeira semana de implantação do projeto.

“É sempre bom ter alguém explicando como se usa cada máquina. Dependendo do contrato também podemos deixar um número de ciclos gratuitos no condomínio, para os moradores terem a experiência de lavar e secar sua roupa em outro local”, explica.

Serviço

Nota: a coluna “De olho do mercado” se refere a informes publicitários. Esse tipo de texto publicitário serve para que um anunciante escolhido pela equipe do SíndicoNet explique como funciona seu produto ou serviço de maneira diferenciada. O SíndicoNet não trabalha com matérias pagas, e essa é a nossa maneira de lhe dizer que esse conteúdo é publicitário, e que foi escolhido cuidadosamente para você, nosso leitor. Caso tenha dúvidas sobre outros conteúdos publicitários no nosso portal, por favor, nos escreva aqui. Isso reafirma o nosso compromisso com a transparência do nosso conteúdo.