Manutenção

Limpeza de fachada: inovações e como é feita?

Para fazer a limpeza e lavagem de fachadas, empresas apostam em profissionais gabaritados para trabalhar em altura

quarta-feira, 8 de dezembro de 2021

Limpeza de fachadas dá cara nova a edifícios

Edifícios comerciais com fachadas revestidas com pastilhas e vidraças costumam chamar a atenção pela beleza. No entanto, realizar a limpeza de fachada dessa estrutura requer um serviço especializado e que obedeça a rigorosos itens de segurança. Um dos exemplos são os "rapelistas" da limpeza, que levaram para a área da construção civil a experiência em escalar paredões.

O gerente da IBM Manutenção Predial, Limpeza e Conservação, Izaltino Machado Neto, afirma que a empresa se especializou em limpeza de fachadas, porque o serviço demanda profissionais capacitados para executar a lavagem. "Dos doze funcionários da equipe, dois deles são habilitados e treinados para trabalhar em altura".

Segurança e legislação, como é feita a limpeza de fachadas?

De acordo com ele, o primeiro passo para fazer a limpeza de fachadas de vidro é estudar o local para conferir o grau de dificuldade e, principalmente, definir os pontos de fixação dos equipamentos.

"Sem esses pontos, a empresa não executa o trabalho para não colocar em risco a integridade física dos funcionários", destaca.

Neto ressalta que para trabalhar em altura, a segurança é primordial, sendo necessário seguir todas as recomendações da Norma Regulamentadora 18 do Ministério do Trabalho, que dita regras para executar a limpeza.

Pela legislação em vigor, as edificações com, no mínimo quatro pavimentos ou altura de 12 metros a partir do nível térreo, devem ter previsão para a instalação de dispositivos destinados à ancoragem de equipamentos de sustentação de andaimes e de cabos de segurança para o uso de proteção individual a serem usados na manutenção, restauração e lavagem de fachadas.

"Para a execução de tais tarefas, os funcionários, que se preparam por meio de cursos de capacitação, devem estar equipados com capacetes, cinto de segurança, corda para rapel, sapatos, luvas e óculos, ou seja, todos os equipamentos específicos para o desempenho da função", declara.

Além dos equipamentos específicos exigidos para o serviço de limpeza de fachadas, os materiais de limpeza precisam ser selecionados. "São apetrechos como balde de dez litros, detergentes ou removedores de sujeira concentrados e mangueiras com metragens corretas para atingir todos os andares. Em alguns casos, é preciso recorrer à lavadora de alta pressão", ilustra o gerente.

Fonte: http://maringa.odiario.com