O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×
Manutenção

Limpeza de fachada

Empresas apostam em profissionais gabaritados para trabalhar em altura

Publicado em: terça-feira, 3 de julho de 2012

 Limpeza de fachadas dá cara nova a edifícios 

Edifícios comerciais com fachadas revestidas com pastilhas e vidraças costumam chamar a atenção pela beleza. No entanto, manter essa estrutura limpa requer um serviço especializado e que obedeça a rigorosos itens de segurança. Um dos exemplos são os "rapelistas" da limpeza, que levaram para a área da construção civil a experiência em escalar paredões.
 
O gerente da IBM Manutenção Predial, Limpeza e Conservação, Izaltino Machado Neto, afirma que a empresa se especializou nesse tipo de atividade, porque o serviço demanda profissionais capacitados para executar a tarefa. "Dos doze funcionários da equipe, dois deles são habilitados e treinados para trabalhar em altura", comenta.
 
De acordo com ele, o primeiro passo para limpar fachadas de vidro é estudar o local para conferir o grau de dificuldade e, principalmente, definir os pontos de fixação dos equipamentos.
 
"Sem esses pontos, a empresa não executa o trabalho para não colocar em risco a integridade física dos funcionários", destaca.
Neto ressalta que para trabalhar em altura, a segurança é primordial, sendo necessário seguir todas as recomendações da Norma Regulamentadora 18 do Ministério do Trabalho, que dita regras para executar a limpeza. 
 
Pela legislação em vigor, as edificações com, no mínimo quatro pavimentos ou altura de 12 metros a partir do nível térreo, devem ter previsão para a instalação de dispositivos destinados à ancoragem de equipamentos de sustentação de andaimes e de cabos de segurança para o uso de proteção individual a serem usados na limpeza, manutenção e restauração de fachadas.
 
"Para a execução de tais tarefas, os funcionários, que se preparam por meio de cursos de capacitação, devem estar equipados com capacetes, cinto de segurança, corda para rapel, sapatos, luvas e óculos, ou seja, todos os equipamentos específicos para o desempenho da função", declara.
 
Além dos equipamentos específicos, os materiais de limpeza precisam ser selecionados. "São apetrechos como balde de dez litros, detergentes ou removedores de sujeira concentrados e mangueiras com metragens corretas para atingir todos os andares. Em alguns casos, é preciso recorrer à lavadora de alta pressão", ilustra o gerente.

Fonte: http://maringa.odiario.com

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...