Longa espera

200 famílias esperam por mais de um ano entrega de condomínio em Cuiabá

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Famílias reclamam atraso de 1 ano em entrega de condomínio em Cuiabá

Famílias dizem que moram com parentes e pagando aluguel por conta disso. Proprietário reclama que todo mês construtora muda entrega das 261 casas.

Cerca de 200 famílias estão aguardando há mais de um ano a entrega de casas em um condomínio fechado, em Cuiabá. De acordo com o contrato da empresa com as famílias, as 261 casas deveriam ter sido entregues em março de 2012 e já são 14 meses de espera.

A autorização da Prefeitura de Cuiabá, para que os proprietários pudessem ter as casas, foi emitida em abril de 2012. No entanto, por conta do atraso, muitos proprietários estão morando com familiares ou pagando aluguel. Além disso, segundo os moradores, a construtora  não informa qual a previsão de entrega do residencial.

“Minha situação é como a de várias pessoas que estão morando de aluguel há mais de um ano por conta do atraso do imóvel. E agora eu não consegui renovar o contrato porque não tem um prazo definido para estar mudando", lamentou a dona de casa Elisandra Cunha.

O analista de sistemas Roberto Schneider comenta que mesmo sem ter sido entregue, a casa dele já apresenta problemas na estrutura. “Eu encontrei uma série de defeitos na minha casa, por exemplo, a sacada da frente torta, a sacada da área de serviços nos fundos com a estrutura metálica que segura o telhado também torta, [além] do piso quebrado”, detalhou.

Em abril do ano passado a prefeitura liberou um documento que atesta que o imóvel pode ser ocupado.

“Ele é concedido apenas quando todos os requisitos exigidos pelo município são cumpridos pelo construtor, com a condição do proprietário poder habitar no local”, informou o presidente da Comissão de Direitos Imobiliário da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Luiz Assunção.

O presidente da comissão aconselha as famílias a fazerem um acordo extrajudicial com a construtora responsável imóvel. "Posteriormente [as famílias devem] solicitar os seus direitos como reparação de danos morais, materiais, pagamento de alugueis que porventura que estão sendo desembolsadas por aqueles que tiveram a entrega do imóvel atrasado”, concluiu o presidente.
Por meio de nota, a construtora responsável pelo residencial, informou à reportagem que o empreendimento está pronto e que o processo de vistoria das unidades está em andamento. A empresa disse ainda que aguarda a aprovação de 70% dos clientes para que seja agendada a assembleia geral de instalação do condomínio.

Ainda conforme a assessoria da empresa, a entrega das chaves deve ser feita após a realização da assembleia e aprovação das áreas comuns pelo síndico nomeado.

Fonte: http://g1.globo.com/