Desafio meteorológico

DF: Chuva provoca desabamento parcial de marquise em residencial

quinta-feira, 4 de janeiro de 2024
Entrada do condomínio foi interditada com cones após desabamento parcial de marquise

Parte da marquise de prédio de Águas Claras cai após chuva; veja fotos

Após dois dias de forte chuva no DF, parte da marquise de um prédio na Avenida Jacarandá, em Águas Claras, caiu na entrada do edifício e assustou moradores. Ninguém se feriu

Devido à forte chuva que caiu no Distrito Federal durante a madrugada dessa quarta-feira (3/1), parte da marquise da entrada de um prédio em Águas Claras caiu e assustou moradores do Edifício Concept Boutique, localizado na Avenida Jacarandá. A queda da estrutura ocorreu por volta das 4h.

A estrutura foi abaixo após dois dias de forte chuva, acompanhadas de rajadas de vento. O porteiro que estava no plantão noturno acionou a administração do condomínio residencial, que vai pedir à Defesa Civil do Distrito Federal (DCDF) que investigue o ocorrido e faça uma inspeção.

Funcionários do edifício isolaram a área para garantir a segurança dos condôminos e pedestres. A entrada e saída dos moradores está sendo feita pela garagem.

Cuidados durante período chuvoso

Em novembro do ano passado, o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), a Defesa Civil do DF e o Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF) compilaram as principais medidas que devem ser tomadas para garantir a segurança da população, dentro e fora de casa. Confira a seguir:

Em casa

• Nos casos de destelhamento devido aos ventos fortes, se proteja embaixo de uma mesa ou cama para evitar ser atingido por cacos e pedaços de telha;
  • Se a água da rua começar a entrar em casa, saia da residência e procure um abrigo seco;
  • Evite ficar próximo a canos, janelas e portas metálicas, sobretudo se a chuva for acompanhada por raios;
  • Não use equipamentos ligados à tomada, devido ao risco de choque elétrico e curto-circuito. O cuidado também vale para celulares conectados ao carregador e a banhos em chuveiros elétricos;
  • Esteja atento à manutenção da residência: limpe as calhas com frequência e deixe os telhados bem fixados. Além disso, verifique os sinais de infiltrações para resolver as demandas o quanto antes.

No trânsito

• Esteja atento às condições do veículo: freios e pneus devem estar calibrados e os faróis em pleno funcionamento;
  • Dirija com cautela e mantenha distância do veículo da frente para diminuir o risco de colisões;
  • Em caso de chuva torrencial, procure um local seguro para estacionar, longe de árvores e alambrados metálicos, para aguardar o fim da tempestade;
  • Evite freadas e mudanças bruscas de faixa para que os pneus não percam o contato com o asfalto. O ideal é acionar o freio gradualmente e nunca dirigir em alta velocidade;
  • Mantenha os cuidados inerentes à direção de veículos, como uso de cinto de segurança e seta para indicar mudança de direção;
  • Motociclistas: evitem chuvas fortes e procurem abrigos em paradas de ônibus e outros locais cobertos. É essencial andar bem equipado, com capacete com viseira adequada ou óculos de proteção, capa de chuva, jaqueta com proteções, além de luvas e botas.
  • Pedestres: façam travessias seguras em faixas de pedestres ou semáforos.

Na rua

• Procure um local coberto e seguro. Não fique em lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios, como tendas, barracos, veículos sem capota, campos de futebol etc;
  • Se estiver em piscinas ou lagos, saia da água imediatamente e procure abrigo;
  • Evite a entrada em lugares alagados;
  • Nunca se abrigue debaixo de árvores;
  • Não se aproxime de cercas de arame, varais metálicos, linhas elétricas aéreas e trilhos. E não segure em objetos metálicos longos, como varas de pesca e tripés.

Fonte: https://www.correiobraziliense.com.br/cidades-df/2024/01/6779860-parte-da-marquise-de-predio-de-aguas-claras-cai-apos-forte-chuva.html#google_vignette