O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×
Jurídico

Nova lei

Em Sorocaba, novos condomínios devem ter fiação subterrânea

Publicado em: segunda-feira, 26 de agosto de 2013

 Enterrar fios deve custar 15 vezes mais

Lei do vereador Antonio Carlos Silvano causa repercussão no setor imobiliário e encarece para cidadão. Principais avenidas e atuais loteamentos da cidade sofrem com emaranhado de fios

Imagine uma cidade sem fios que poluem a paisagem. Realmente ficaria mais limpa e bonita. Porém, a instalação subterrânea de energia elétrica e demais cabos pode custar até 15 vez mais cara que a convencional, segundo a CPFL Piratininga. 
 
Os vereadores aprovaram o Projeto de Lei nº 174/2013, de autoria do vereador Antonio Carlos Silvano (PMDB), que prevê que as fiações elétrica, telefonia, internet e TV a cabo de novos loteamentos e condomínios de Sorocaba deverão ser instaladas de forma subterrânea. O documento está nas mãos do prefeito Antonio Carlos Pannunzio (PSDB) que deve vetar ou não nos próximos dias.
 
O diretor da regional de Sorocaba e vice-presidente do interior do Secovi-SP, Flavio Amary, explica que o custo alto para a instalação subterrânea será repassada ao valor dos lotes. “Quem pagará pelo serviço? Será o comprador”, destaca. Outra questão apontada por Flávio é o furto de fiação. “Os fios poderão ser puxados da tubulação. Outro problema é o transformador que ficará na calçada e pode apresentar riscos à segurança.”
 
Cara ou não?
 
Autor da lei, o vereador Antonio diz que os representantes do Secovi deveriam ter dado opiniões antes das votações. “O projeto foi aprovado na segunda votação. As diretrizes que deverão ser respeitadas por loteamentos e condomínios serão feitas pelos engenheiros da prefeitura.”
 
O vereador opina que os lotes não deverão ficar mais caros com a instalação subterrânea.
 
O empresário do ramo imobiliário, Sérgio Roberto Jacinto, afirma que o novo modelo de instalação de cabos é um artigo de alto custo. 
 
“Apenas os condomínios de alto padrão estão aderindo. Sou defensor da fiação por baixo da terra, porém o custo tem de ser viabilizado. A lei tem de ser revista.”
 
CPFL detalha vantagens e desvantagens do modelo
 
A CPFL Piratininga explica que  as vantagens e desvantagens da instalação subterrânea são menos interrupções e descargas de um lado e  o alto custo do outro.
 
A implantação desse tipo de rede estará sujeita a menos interrupções provocadas por descargas atmosféricas, queda de árvores, colisões contra postes, entre outros problemas. Já o valor de instalação pode superar em até 15 vezes o valor das redes aéreas convencionais. 
 
A implantação das redes subterrâneas ocorre de maneira pontual, por decisão de empreendedores de condomínios ou então em parceria com prefeituras municipais. A instalação da rede subterrânea em locais com vias públicas deve ser cuidadosamente planejada e continuamente monitorada.
 

MAIS

 
Sistema elétrico
 
Para aumentar a confiabilidade do sistema elétrico e, ao mesmo tempo, trazer o menor impacto possível às tarifas de energia, a CPFL Energia investe também em outros tipos de tecnologia de redes aéreas, substituindo os cabos nus por estruturas de cabos compactos e multiplexados, o que torna o sistema elétrico mais seguro sem aumentar, de forma significativa, os custos de implantação.
 
3.149 quilômetros de rede elétrica primária e secundária em vias públicas
 
9 quilômetros são redes subterrânea

Fonte: http://www.redebomdia.com.br/

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...