O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×
Ambiente

Óleo de cozinha

Novo condomínio no RJ conta com sistema próprio para a coleta

Publicado em: terça-feira, 19 de junho de 2012

 Novo condomínio na Barra tem tubulação para coleta de óleo usado

Sistema ecologicamente correto reduz o impacto ambiental e traz economia para os condôminos
 
A construtora Santa Isabel acaba de concluir a última fase do empreendimento Barra Sunday, na Barra da Tijuca. Alinhado com os princípios da sustentabilidade, o condomínio, composto por quatro torres, possui um sistema próprio de coleta de óleo de cozinha, com tubulação especial nos corredores, ao lado das lixeiras.
 
Após o descarte, o óleo usado é armazenado num tambor e depois coletado por uma empresa de reciclagem. Em troca, a empresa fornece material de limpeza para o condomínio. 
 
Segundo Alfredo Lopes, diretor da Protel, administradora do condomínio, a instalação tem custo baixo e, além de reduzir o impacto ambiental causado pelo tratamento inadequado do óleo, traz economia para os condôminos.
 
O óleo de cozinha, caso seja jogado pelo ralo da pia, por exemplo, pode provocar o entupimento das tubulações e aumentar em até 45% os custos de tratamento. O material pode ocasionar também em sérios danos ambientais: ao alcançar rios ou o mar, por meio da rede de esgotos, o óleo cria uma camada na superfície da água que impede a entrada da luz solar e a oxigenação da água, o que provoca a morte da fauna local. 
 
Mesmo no caso de concentração de óleo apenas no solo, há possibilidade de prejuízo. A substância impermeabiliza o local, o que pode causar enchentes.
 

Para solicitar a coleta de óleo em residências e estabelecimentos

 
Condomínios que não tenham sistema próprio também podem organizar métodos para dispor corretamente dos resíduos. Em 2008, Secretaria Estadual do Ambiente do Rio de Janeiro criou o Programa de Reaproveitamento de Óleos Vegetais do Estado do Rio de Janeiro (Prove), que recebe óleo de 40 cooperativas de catadores e trabalha com a transformação do material em biodiesel.
 
Em 2010, a coordenação do Prove contabilizou 5 milhões de litros de óleo recolhidos pelas cooperativas filiadas, em vários municípios do estado. Interessados em realizar o descarte ecológico do óleo de cozinha podem ligar para (21) 2598-9242 ou enviar um e-mail para: prove2009@gmail.com.
 
Há ainda empresas que trabalham com a reciclagem do óleo, recolhendo o material onde estiver e reaproveitando-o na forma de sabão ou sabonetes. A Disque Óleo Vegetal Usado, localizada em Duque de Caxias, por exemplo, trabalha com catadores cadastrados responsáveis pela coleta do óleo vegetal usado em 1.500 estabelecimentos comerciais e residências credenciados em todo o Rio, e recicla até 200 mil litros de óleo por mês. 
 
Para doar o óleo usado para a reciclagem, basta guardar o material numa garrafa PET e entrar em contato com a Disque Óleo pelos telefones (21) 2260-3326 ou (21)7827-9449.
 

Economia também na conta de água

 
Conforme lei sancionada em março deste ano, o Barra Sunday possui um medidor de água por apartamento, o que resulta em economia na conta de água. Segundo o diretor da Protel, a previsão é de que haja uma economia de cerca de 30% na conta no final do mês. 
 
Localizado junto ao Parque Olímpico da Barra da Tijuca, o condomínio fica na Avenida Salvador Allende, nº 6.300. O empreendimento possui itens de lazer como academia, beauty care, pet care, brinquedoteca, home office, pista de cooper, espaço gourmet, espaço surf, garage band, jogos teen, lan house e parque aquático, entre outros.

Fonte: http://odia.ig.com.br

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...