O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Manutenção


Ônibus desgovernado

RS: Veículo colide contra prédio, pega fogo e destrói apartamento

segunda-feira, 13 de outubro de 2025
WhatsApp
LinkedIn

Um ônibus de turismo que transportava 55 adolescentes de Vacaria colidiu contra um prédio no Centro Histórico de Porto Alegre, provocando um incêndio que destruiu parcialmente um apartamento. O acidente ocorreu em 3 de outubro, quando o veículo desceu desgovernado pela Rua Espírito Santo após o motorista descer para verificar um possível contato com fios elétricos.

@g1 Susto - Um ônibus de turismo que transportava adolescentes pegou fogo após se enroscar em cabos de energia em Porto Alegre na tarde desta sexta-feira (3). De acordo com o Corpo de Bombeiros, o fogo foi controlado e não há vítimas. O veículo transportava 55 adolescentes com idades entre 15 e 17 anos, além de outras duas pessoas e o motorista. A excursão havia saído de Vacaria para uma visita ao Palácio Piratini, sede do Poder Executivo e a residência oficial do governador do estado do Rio Grande do Sul. Após ficar preso nos cabos de energia, o ônibus atingiu outros 10 veículos que estavam na mesma rua. Segundo o motorista, que não quis gravar entrevista, o freio do ônibus falhou na descida de uma rua. As chamas e a fumaça ainda atingiram um prédio. Moradores de quatro andares do edifício precisaram ser retirados do local e alguns receberam atendimento médico. Veja mais clicando em 'leia o artigo' #g1 #g1local #riograndedosul #portoalegre #incêndio #tiktoknotícias ♬ som original - g1

O casal Laura Klein e Luiz Reis, moradores do apartamento atingido no primeiro andar do edifício, conseguiu escapar a tempo com seus pertences essenciais.

"A gente só saiu correndo. Pegamos celular, computador e os gatos, fomos para cozinha, que é o cômodo mais afastado da rua, ligamos para os bombeiros e, quando a gente olhou para o apartamento, já estava todo preto. A fumaça já estava forte, e a gente saiu do apartamento correndo", relatou Luiz ao g1.

Laura descreveu a extensão dos danos materiais: "O incêndio do acidente invadiu nosso apartamento, destruindo praticamente tudo o que havia no nosso quarto e danificando todos os cômodos da casa. A fumaça, o calor e a fuligem não perdoam: perdemos roupas, plantas, móveis, objetos pessoais, eletrônicos e muitos pertences queridos. Nunca pensamos que poderia acontecer conosco. Mas estamos tendo muito apoio de amigos, familiares e colegas de trabalho".

Segundo o relato do motorista à Briga Militar, o ônibus enroscou nos cabos de energia da rua. Ao perceber o que tinha acontecido, ele acionou o freio de mão e desceu do ônibus, entretanto o veículo começou a andar.

A Secretaria de Saúde de Porto Alegre informou que 12 pessoas necessitaram de atendimento médico após o incidente. Além do prédio, o ônibus atingiu dez veículos estacionados na via antes que o fogo se propagasse para o edifício.

Dois estudantes tiveram papel crucial no resgate dos colegas. Túlio Pelin Gonçalves, de 17 anos, com experiência como bombeiro mirim, e Ariel da Silva Carvalho, de 18 anos, usaram extintores para conter as chamas e coordenaram a evacuação dos passageiros.

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) implementou uma medida de segurança na segunda-feira (6), instalando placas que restringem o tráfego de coletivos na Rua Espírito Santo.

Os moradores do prédio só puderam retornar às suas residências na manhã do dia seguinte ao acidente, após uma vistoria técnica. Já os estudantes de Vacaria voltaram para sua cidade na madrugada do mesmo dia.

A empresa responsável pelo ônibus, Vitor Mattes F. Viagens e Turismo LTDA, emitiu uma nota oficial afirmando que "todas as medidas cabíveis foram adotadas para garantir segurança, apoio e acolhimento aos passageiros". A empresa disponibilizou suporte psicológico aos menores e familiares, além de providenciar o transporte de retorno dos alunos para Vacaria.

Na nota, a empresa destacou que "jamais havia ocorrido um acidente dessa natureza em toda a sua história" e que está colaborando com as autoridades na apuração das causas do ocorrido.

As autoridades aguardam o resultado das perícias para concluir o inquérito policial. O delegado Paulo Jardim conduz as investigações para determinar as causas exatas do acidente.

Conteúdo SíndicoNet

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet