O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×
Convivência

Pela internet

Tecnologia ajuda a aumentar interesse nas decisões do condomínio

Publicado em: terça-feira, 19 de junho de 2012

Internet aumenta participação nas reuniões condominiais  

Assembleias virtuais permitem mais agilidade e evitam conflitos na hora de decidir os assuntos do condomínio. 
 
No Brasil mais de 78 milhões de pessoas com idade acima dos 16 anos navegam pela internet de casa, das lan houses, do trabalho ou da residência de amigos ou parentes. Os dados são do Ibope Nielsen Online, que analisou o segundo trimestre de 2011 e apontou que o crescimento foi de 5,5 por cento em relação ao mesmo período do ano passado. “A internet está presente em praticamente tudo. A era digital trouxe facilidades inclusive para os condomínios”, afirma o advogado imobiliário Carlos Samuel de Oliveira Freitas, diretor de condomínios da Primar Administradora de Bens. 
 
Com o objetivo de aumentar o número de moradores presentes nas reuniões os condomínios estão aderindo às assembleias virtuais, que permitem a participação virtual e presencial dos condôminos.
 
"Existem no mercado softwares de gestão de condomínios, que são adquiridos e pagos mensalmente. As plataformas permitem a realização de discussões durante o período que o administrador, no caso os índico, julgar necessário. Qualquer morador pode acessar o sistema desde que tenha um computador com acesso à internet”, explica. 
 
A tendência é que todos os empreendimentos passem a promover assembléias virtuais. Sem o contato físico as chances de ocorrerem conflitos são menores, as discussões são mais ágeis e a interação entre os condôminos e a administração é otimizada. “As reuniões presenciais são sempre longas, muitas vezes com discussões acaloradas entre vizinhos e com um número de participantes muito reduzido. A maioria justifica a ausência por causa do trabalho ou compromissos marcados anteriormente, como viagens e reuniões profissionais”, aponta. 
 
A vantagem da assembleia na internet é que os moradores podem acessar o sistema de qualquer lugar, no momento que tiverem livre. O síndico pode gerenciar os comentários, anotar as sugestões e acompanhar toda a discussão virtualmente. “Para a utilização do software é necessária alteração na convenção no caso das assembleias passarem a ser realizadas somente de forma virtual. É importante lembrar que as reuniões pela internet não substituem as discussões presenciais, já que há a possibilidade de algum condômino não ter computador ou acesso a rede”, observa. 
 
Os moradores podem ser avisados por email quando um novo assunto estiver em pauta. O voto também pode ser feito pela internet, já que o sistema emite uma procuração com a intenção de voto do condômino. Neste caso é necessária a utilização de certificados digitais para garantir a validade jurídica do voto. “Esta procuração pode ser impressa ou ser enviada em formato eletrônico e a pessoa designada para ser o procurador ou proxy vota de acordo com a vontade do morador na assembleia presencial”, esclarece. 
 
Freitas faz a distinção entre procurador ou torgado e proxy – o primeiro representa o condômino, mas não a sua vontade. Ou seja, o procurador tem amplos poderes para decidir qual será o voto do morador que está sendo representado. “No proxy a procuração exige que a intenção de voto do condômino seja respeitada. O proxy é indicado pela administração do condomínio e recebe procurações de pessoas desconhecidas para representar o voto delas durante a assembleia”, declara. 
 
Um diferencial do sistema é que os usuários podem postar vídeos com a sua opinião ou com o parecer de algum especialista, tornando as discussões mais ricas e proveitosas. “O administrador tem acesso ao histórico de todas as reuniões, atas e demais informações referentes às discussões dos condôminos. E os moradores não precisam se preocupar, pois não é necessário informar dados sigilosos e ninguém tem acesso ao banco de dados do sistema, tornando o software mais seguro e confiável”, acrescenta.

Fonte: http://www.pautas.incorporativa.com.br

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...