O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Segurança

Porteiro eletrônico: o que é, como funciona e dicas de boas práticas

Alternativa para condomínios sem orçamento para investir em um sistema de portaria, o porteiro eletrônico é uma excelente opção. Confira como funciona

23/06/22 06:40 - Atualizado há 1 ano
WhatsApp
LinkedIn
Homem branco de perfil usando blazer cinza, de barca, sorridente, de óculos, cabelo curto preto, bolsa de couro marrom toca interfone de prédio

Implantar um serviço de portaria em um condomínio requer um alto investimento. Desse modo, vários condomínios têm procurado outras alternativas mais em conta e, ainda assim, oferecer segurança e praticidade para os moradores.

Nesse sentido, uma das alternativas que chama a atenção de gestores de condomínio é o porteiro eletrônico. Um sistema de interfonia mais simples, porém eficaz.

Quer saber mais sobre esse modelo, quais suas funcionalidades e ver se ele será uma boa alternativa para o seu condomínio? Então continue lendo esse artigo e confira!

Para que serve o porteiro eletrônico?

O porteiro eletrônico é um sistema de interfonia feita por áudio que oferece segurança e ajuda no controle de acesso ao condomínio.

Ou seja, esse sistema eletrônico é composto por um interfone central, que fica na entrada do condomínio, e ele faz ligação com os interfones instalados dentro das unidades privativas do condomínio.

Assim, por meio de um sistema de áudio com um microfone embutido, quem toca o interfone pode se comunicar com o local desejado pela voz.

Assim, quando um visitante ou entregador de alguma encomenda chega ao condomínio, ele apertará o botão ou digitará o número do apartamento em questão e será enviado um comando imediato para o interfone da unidade.

Dessa forma, cabe ao morador atender, identificar o visitante e então liberar a entrada ou não da visita.

Caso positivo, pelo interfone no seu apartamento, o morador libera a fechadura eletrônica embutida no portão principal do condomínio e dá acesso ao visitante. Há condomínios que optam por dois portões, para dar uma camada adicional de segurança.

Portanto, esse sistema é usado como um porteiro, mas o serviço é tecnológico, mesmo que simples. Assim, são os moradores que cuidam dos acessos ao condomínio e garantem sua segurança.

Qual sistema escolher para o condomínio?

Há vários tipos de porteiros eletrônicos no mercado. Os mais comuns e usados são os que falamos acima, com interfone com identificação de voz.

Entretanto, já é possível encontrar esses sistemas com a identificação por voz acompanhados também por câmeras. Assim, quando o morador atende o interfone, ele tem acesso à câmera instalada próxima ao interfone central e pode ver quem está solicitando acesso.

Dessa forma, esse tipo de porteiro garante mais segurança com um valor um pouco mais alto do que o modelo simples.

Contudo, há alguns condomínios que não confiam tanto nos porteiros eletrônicos e adotam a portaria autônoma.

Resumidamente, a portaria autônoma é um sistema de segurança tecnológico e de baixo custo onde os moradores fazem o controle de acessos ao condomínio e atendimento de entregas por meio de um aplicativo.

Como funciona o porteiro eletrônico e quais as vantagens?

Bom, esse tipo de porteiro residencial ajuda tanto no controle de acesso ao condomínio (feito pelos moradores) como também na segurança de quem mora no empreendimento.

Dessa forma, suas principais vantagens são:

Segurança, comodidade e facilidade para os moradores

Com o porteiro eletrônico, o morador tem autonomia para autorizar a entrada pelo interfone, sem necessidade de ter que se deslocar para abrir o portão. Ou seja, ele gerencia a sua própria segurança e facilita o acesso de pessoas autorizadas.

Alarme de violação

O equipamento pode ser dotado de um alarme sonoro que é emitido se for violado, avisando de que algo está errado, tanto no porteiro eletrônico na frente do prédio quanto no interfone interno na unidade.

Aviso de portão aberto

Se o portão fica aberto por um tempo determinado, outro sinal sonoro é emitido pelo equipamento na parte externa e também interna (na unidade).

Equipamento de fácil instalação

Uma das vantagens é que são necessários apenas alguns fios para fazer a instalação dos equipamentos na entrada do condomínio e nos apartamentos. Alguns modelos dispensam fios. Feito isso, o sistema já está pronto para funcionar.

Boas práticas de uso

Como o porteiro eletrônico conta com interfones, botões, travas tecnológicas e até câmeras e monitores, alguns cuidados devem ser tomados para aumentar a vida útil dos itens.

Desse modo, é necessário que todos, principalmente os moradores, façam um bom uso, como:

  • Saber realizar a abertura dos portões através do interfone;
  • Não apertar excessivamente os botões;
  • Proteger da chuva o porteiro eletrônico na entrada do condomínio;
  • Estar com a manutenção sempre em dia da iluminação da entrada e, se for um vídeoporteiro, usá-lo na visão noturna;
  • Cuidar das travas eletrônicas e fazer as devidas manutenções, pois caso elas não funcionem, os moradores conseguem liberar o acesso através de chaves física, até o suporte técnico chegar.

Ou seja, além do bom uso, é importante fazer uma manutenção preventiva nesse tipo de sistema para não correr o risco dele não funcionar com qualidade.

Portanto, o porteiro eletrônico é sim uma boa alternativa para os condomínios que não possuem portaria ou não têm orçamento disponível para investir em outros modelos.

Por isso, se você considera esta uma boa alternativa para o seu condomínio, leve a sugestão para a assembleia, converse sobre o assunto e tome essa decisão em conjunto com os outros condôminos.

Se decidirem por implantar o porteiro eletrônico, faça uma pesquisa de mercado e encontre o melhor custo-benefício.

Ficou interessado? Faça uma cotação de porteiro eletrônico no CoteiBem!

Conteúdo SíndicoNet.

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet