Convivência

Vizinhos amedrontados

Ex-prefeito é preso após disparar tiros em condomínio de Alagoas

sexta-feira, 24 de março de 2023

[22/11/2022] Justiça decreta prisão preventiva de ex-prefeito de Maribondo

A decisão foi proferida após Leopoldo Pedrosa efetuar diversos disparos de arma de fogo em condomínio

A Justiça alagoana pediu, na tarde desta segunda-feira (21), a prisão preventiva do ex-prefeito de Maribondo, Leopoldo César Amorim Pedrosa, que está internado em uma clínica de reabilitação em Paripueira, após efetuar disparos de arma de fogo no Residencial João Mendes, no município de Maribondo.

A decisão é do juiz de direito Helestron Silva da Costa, atendendo a pedido do Ministério Público. “Deste modo homologo a prisão em flagrante e defiro o pedido contido na representação do Ministério Público, de modo que decreto a prisão preventiva de Leopoldo Cesar Amorim Pedrosa, a fim de garantir a ordem pública, com supedâneo nos artigos 313, inciso I e 312, ambos do Código de Processo Penal”, diz um trecho do documento.

Ainda de acordo com os autos, o acusado teria pulado o muro de uma das residências do condomínio e, aparentemente desnorteado, teria disparado diversas vezes contra o imóvel. Em seguida, fugiu e foi encontrado por militares debatendo-se no chão.

De acordo com a defesa do ex-prefeito, a prisão é desnecessária tendo em vista que o acusado já estava internado e recebendo atendimento especializado, não apresentando risco à sociedade.

“Ele deve ser submetido a tratamento. Nos preocupamos com a segurança dele, tendo em vista que antes de ser internado, foi encontrado em surto psicótico e convulsionando”, afirmou o advogado, Douglas Bastos.

Ainda segundo a defesa, a decisão descumpre resolução do Conselho Nacional de Justiça. “É interessante destacar, inclusive, que essa própria decisão que decretou a prisão preventiva dele descumpriu a Resolução n° 213 do Conselho Nacional de Justiça, uma vez que seu Artigo 1º , parágrafo 4º, é bem claro ao dizer que ‘Estando a pessoa presa acometida de grave enfermidade, ou havendo circunstância comprovadamente excepcional que a impossibilite de ser apresentada ao juiz no prazo do caput, deverá ser assegurada a realização da audiência no local em que ela se encontre e, nos casos em que o deslocamento se mostre inviável, deverá ser providenciada a condução para a audiência de custódia imediatamente após restabelecida sua condição de saúde ou de apresentação”, informou Bastos.

[21/11/2022] Ex-prefeito de Maribondo, AL, é autuado em flagrante por disparo de arma de fogo

Leopoldo Pedrosa teria efetuado vários disparos dentro de um condomínio residencial da cidade. Familiares disseram que ele teve problemas de saúde. Após o flagrante, foi conduzido para uma clínica de reabilitação.

O ex-prefeito da cidade de Maribondo, interior de Alagoas, foi autuado em flagrante neste domingo (20) por porte ilegal de arma de fogo e disparo em via pública, após ter atirado várias vezes dentro de um condomínio residencial da cidade. Parentes de Leopoldo Pedrosa alegaram problemas de saúde. Após os procedimentos da polícia, ele foi encaminhado para uma clínica de reabilitação.

O g1 tenta contato com defesa de Pedrosa.

A Polícia Militar foi acionada por volta do meio dia para atender um chamado de uma suposta troca de tiros. Ao chegar no local, os militares encontraram o homem se debatendo no chão. Parentes informaram que ele estava tendo uma convulsão e acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Porém, durante o atendimento do Samu, vizinhos relataram que ele havia efetuado vários disparos no local, inclusive dentro de casa. Após a confirmação feita pelos moradores, a Polícia Civil foi acionada e adotou os procedimentos cabíveis. Leopoldo foi atuado por porte ilegal de arma de fogo e disparo em via pública.

A médica do Samu atestou que ele precisava de atendimento especializado e foi conduzido para uma clínica de reabilitação, sendo escoltado pela guarnição da Polícia Militar até o local.

A arma de fogo não foi localizada. Ninguém ficou ferido. A Polícia Civil informou que vai abrir inquérito para investigar as causas dos disparos.

Ficha policial

Em dezembro de 2019 Leopoldo foi preso em um bar na cidade de Arapiraca porque havia um mandado de prisão contra ele pela morte de um corretor de imóveis em 2015. No momento da prisão, ele portava uma arma sem registro. Os policiais encontraram quase 1 kg de cocaína na fazenda dele.

Dias após a prisão no bar, a Justiça substituiu a prisão preventiva por prisão domiciliar. Leopoldo deveria permanecer em casa sendo monitorado por tornozeleira eletrônica e cumprir medidas cautelares como a proibição de frequentar bares e casas noturnas.

Em 2020, ele foi preso novamente, em uma casa na cidade de Paripueira, Litoral Norte de Alagoas, em cumprimento a um mandado de prisão. Segundo a polícia, ele havia rompido a tornozeleira eletrônica e estava com uma arma no momento da abordagem. Ele responde a um processo de tráfico de drogas.

Leopoldo Pedrosa também já foi preso por violência doméstica e outros crimes como porte ilegal de arma de fogo, embriaguez ao volante e portar documento falso.

Alagoas 24 horas | g1