Segurança

Projeto de lei: PM e Bombeiros orientam condomínio

Projeto de lei determina que Polícia Militar e Bombeiros

Publicado em: quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

 Síndicos, porteiros, zeladores e profissionais de limpeza poderão, em breve, contar com uma ajuda de peso para garantir a segurança dos condomínios. Aprovada no fim de 2010 pela Assembleia Legislativa do Rio, o projeto de lei 2.724/09, de autoria do deputado Comte Bittencourt (PPS), prevê a criação do programa “Condomínio Seguro”. Por meio dele, todos os batalhões da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do estado vão ministrar aulas sobre prevenção de assaltos, acidentes e incêndios.

Segundo o texto do projeto, o programa deverá compreender ações de orientação aos profissionais para lidar com “as diversidades e complexidade de segurança nas ocorrências condominiais” e determinar os procedimentos que devem ser tomados em caso de urgência para combater incêndios, através de treinamentos periódicos. Segundo o deputado, a falta de orientação é responsável por boa parte das ocorrências registradas nos condomínios da cidade.

— São situações extremamente fáceis de serem evitadas se os profissionais tiverem uma orientação das instituições de segurança pública — alega Bittencourt.

Hoje, segundo um levantamento do Centro de Prevenção Rio (CPR), mais da metade dos prédios da cidade sequer têm hidrantes. E o equipamento, imprescindível no combate à incêndios, é obrigatório para imóveis acima de três andares ou com mais de 900 metros quadrados. E, mesmo quando há hidrante, falta informação sobre como usá-lo. No que tange à segurança, o vazamento de informações sobre a rotina dos moradores é apontado por especialistas como um dos principais erros cometidos por funcionários de condomínios. Além, é claro, de cuidados básicos como permitir a entrada de estranhos sem identificação.

O conteúdo do programa deverá ser elaborado pela Segurança Pública Estadual, e o projeto ainda tem de ser sancionado pelo governador Sergio Cabral. 

Fonte: Extra Online

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...