O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×
Administradoras de condomínios

Questões Trabalhistas

Quais as responsabilidades da Administradora de Condomínios

Por sua complexidade, costumam assustar o síndico, levando-o a deixar tudo por conta da administradora, e até a abster-se de verificar se tudo está correndo dentro da regularidade. Mas esta atitude pode levar a maiores dores de cabeça no futuro.  

Exemplos de problemas que podem acontecer e os cuidados a tomar:

  • Problema: Todos os funcionários devem ser registrados. No entanto, a administradora "esquece" de providenciar o registro do novo porteiro, que deve ser feito em 48 horas após a contratação. Se denunciado ao Ministério do Trabalho pelo sindicato dos empregados, o condomínio pode arcar com uma pesada multa. Cuidado a tomar: Nos dois dias que seguem à contratação do funcionário, entrar em contato com a administradora para certificar-se de que o registro foi feito.  
  •  Problema: Mensalmente, são descontadas dos funcionários as alíquotas referentes ao FGTS e aos benefícios do INSS. A administradora pode atrasar o pagamento, gerando multa. Ou pior, como ela fica com a guia e entrega uma cópia xerox para o síndico, pode forjar o pagamento, criando enormes dívidas para o condomínio, e abrindo a oportunidade para ações trabalhistas. Cuidado a tomar: No site da Previdência (www.mpas.gov.br), pode-se tirar regularmente a Certidão Negativa de Débito (CND).

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...