O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
José Roberto Graiche Júnior

Relacionamento interpessoal na gestão condominial

Tecnologia deve ser incorporada, mas não resolve tudo, muito menos os temidos conflitos de convivência

29/01/21 12:55 - Atualizado há 1 ano
WhatsApp
LinkedIn
Tecnologia deve ser incorporada, mas não resolve tudo, muito menos os temidos conflitos de convivência

Por José Roberto Graiche Júnior*

São inegáveis os benefícios das novas tecnologias. Os avanços tecnológicos, a cada dia mais intensos, oferecem conveniência para a resolução de problemas com simples toques nos smartphones, aproximam empresas e clientes e facilitam as interações humanas a distância.

Essas vantagens, entretanto, não eliminam a função primordial dos relacionamentos interpessoais em alguns setores da economia, como na gestão condominial. Nesse mercado, as ferramentas ajudam, e muito, na gestão — como ficou claro durante a crise da pandemia —, mas não substituem em absoluto a intermediação das relações entre as pessoas. A presença humana, mesmo que remota, continua imprescindível.

Essa dinâmica, inerente à administração de condomínios, evidenciou a fragilidade de modelos de negócios 100% digitais, de gestão exclusivamente via aplicativos. Oferecendo serviços a preços módicos, essas empresas muitas vezes desprezam as décadas de experiência de administradoras consolidadas no mercado para, na prática, vender sonhos e promessas que logo a realidade desmascara.

Um evento emblemático ocorreu no início de dezembro. Uma plataforma online, que há cerca de dois anos se lançou como empresa integralmente digital capaz de gerir os condomínios com mais transparência e menos burocracia, encerrou suas atividades como administradora. No anúncio oficial, a empresa informou que decidiu “sair da ponta”, o que significa que deixaria de prestar serviços do dia a dia da administração condominial.

Não por acaso, exatamente o ponto no qual não se pode prescindir da interação humana, em que a tecnologia pouco ou nada pode fazer. Afinal, um algoritmo não tem como resolver um conflito entre vizinhos, problema corriqueiro que as administradoras de carne e osso estão acostumadas a enfrentar.

Não se trata de comemorar o fim da operação de uma empresa, situação que sempre causa sofrimentos e perdas para os envolvidos. Mas o episódio da plataforma pode sim servir de alerta para que os condomínios resistam à tentação de contratar serviços que, num primeiro olhar, são inovadores, incríveis e baratos.

É necessário que os condôminos entendam o que está em jogo na escolha de seus prestadores de serviços, considerando a relação custo-benefício do que se apresenta, para que não sejam seduzidos por marketing.

Por sua vez, as administradoras com longos anos de mercado já entenderam a demanda dos clientes por inovação e, neste ano de pandemia, intensificaram o uso de plataformas e ferramentas virtuais.

Também passaram a trabalhar com serviços e processos automatizados. O gerenciamento de reservas de espaços comuns, a prestação de contas, o acompanhamento de ocorrências e a realização de assembleias virtuais, por exemplo, já são atividades para as quais as administradoras usam as ferramentas digitais. Tudo conforme exigem as novas circunstâncias decorrentes dos protocolos sanitários.

Assim, o setor mostra sua capacidade de acompanhar a evolução das demandas e dos instrumentos de tecnologia, combinando de maneira eficiente inovação e experiência, agilidade e jogo de cintura para as numerosas questões de relacionamento que todos os dias surgem nos condomínios. Bagagem e conhecimento técnico continuam fazendo a diferença.

No fim das contas, o que os condôminos desejam é contar com segurança e praticidade. E isso as administradoras já consolidadas têm plenas condições de oferecer, e a preços justos. Sem promessas milagrosas, que a cada dia mais vão demonstrar suas fraquezas.

 

 

(*) Presidente da Associação das Administradoras de Bens Imóveis e Condomínios de São Paulo.

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet