O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Administração

Perfil do síndico

Função exige conhecimentos de gestão e bom relacionamento interpessoal

sexta-feira, 12 de abril de 2013
WhatsApp
LinkedIn

 O que é preciso para ser um bom síndico

Além de gerir, é preciso manter boa relação interpessoal
 
Administrar as contas de casa requer algum esforço, muita concentração e cuidado. Um boleto não pago pode gerar mui­­­­tos contratempos. Imagine, então, para quem administra todo um condomínio, com seus funcionários, suas dívidas... E, além de tudo, ainda precisa se desdobrar no trato com os demais moradores. A tarefa de síndico não é fácil, mas há quem goste do trabalho e exerça a função com louvor. Para tanto, interesse nas áreas administrativa, contábil e jurídica são imprescindíveis.
 
O síndico Curt Lebsa já está há seis gestões, ou seja 12 anos, à frente do edifício Marjolet, em Boa Viagem.
 
“É essencial que o mandato seja longo, por conta da Justiça, que é demorada, e nós precisamos acompanhar o processo. Senão, cada vez que um gestor assume, deixa os pro­­­­­­­cessos do anterior de lado. A parte boa é que dá uma ex­pe­­­­­­­­­­­­­riência na área jurídica e tam­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­bém porque somos remune­­­­­­­rados. Aqui não é um valor al­­­to, mas ajuda, além de deixar de pagar a taxa de condomínio”. 
 
Segundo o gerente regional da administradora de condomínios Apsa, Márcio Erli, quem pensa em se tornar um gestor de condomínio precisa conhecer bem as funções, aptidões e responsabilidades a serem assumidas. “Na prática, qualquer morador pode se tornar um. Desde que tenha algumas características que o permitam ocupar essa função e que seja aprovado pelos moradores em assembleia. Mas é bom lembrar que uma boa administração é feita em conjunto, pois não se toma decisões sozinho”, explica. Ainda segundo Erli, além das decisões alinhadas com os moradores, o síndico pode contar com a consultoria de uma empresa de administração condominial, na área administrativa, financeira, de recursos humanos e jurídica.
 
Se você está disposto a se can­­­­­­­­­­­­­­didatar a síndico, a Apsa con­­­­ta com uma revista com informações diversas sobre o mun­­­­­­­­­­­­­­do da gestão condominial. Há também diversas dicas no site (www.apsa.com.br) que po­­­dem auxiliar no dia a dia. Quem quiser, pode buscar ainda cursos em faculdade ou entidades. Afinal, nem todos nascem administradores”, explica. 
 
 A tarefa de administrar um edifício não é das mais fáceis, mas traz benesses para quem a executa.
 
“Um dos benefícios é poder ficar isento da taxa mensal do condomínio ou ainda receber remuneração, desde que isso conste na convenção do condomínio e seja aprovado em assembleia. Fora isso, é bom deixar claro algumas das responsabilidades ao aceitar o posto. Uma delas é responder civil e penal pela sua administração. Outro aspecto: é ele quem vai cuidar do patrimônio coletivo e do bem comum”, esclarece o especialista.
 

Fonte: http://www.folhape.com.br/

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet