Coluna: De Olho no Mercado

Startup acha novo erro em contas de água em condomínios

Empresa lança serviço de restituição de valores de até 10 contas d´água do condomínio em São Paulo. Entenda

29/06/17 09:02 - Atualizado há 6 anos

Como está a comparação da realidade das contas do seu condomínio hoje com a última previsão orçamentária?

Muita gente já está vendo um possível reajuste na taxa condominial, para corrigir alinhar a realidade com o que foi planejado anteriormente.

Mas e se fosse possível receber o valor de até dez contas de água do seu condomínio, ainda durante a sua gestão?

É essa a proposta da plataforma digital Resgata. A companhia analisa contas de água de condomínios residenciais e comerciais, e resgata de forma prática  itens cobrados de maneira incorreta pela empresa.

“Através de uma algoritmo proprietário  acabamos de identificar um erro significativo o qual ninguém ainda tratou ”, explica Alvaro Mesquita, responsável técnico da Resgata.

O valor a ser resgatado, se o condomínio for elegível, em média, equivale a 4 contas de água mas pode chegar a até dez contas .

Como funciona o serviço de análise de contas de água?

Como funciona

Ao ingressar no site da Resgata, o interessado, que pode ser o síndico ou morador, se cadastra.

Com dados simples e de fácil acesso a moradores e síndico, como o valor da conta de água, o CNPJ do condomínio e uma imagem da conta de água – cerca de dez perguntas-  já é possível dar abertura ao processo junto à empresa.

De posse dessas informações, o time da empresa começa com o processo junto à concessionária.

“Geralmente entre algumas semanas e três meses o processo administrativo junto à concessionária já finalizado. É bacana para o síndico pois é algo que vai impactar já na gestão dele”, afirma Rodrigo Link.

Caso apenas o processo administrativo não dê resultado, a empresa utiliza seu escritório jurídico NF&A para ingressar via judicial, mas o valor já está incluso na comissão da empresa.

Perfil dos empreendimentos impactados pela cobrança indevida da conta d´água

O serviço tem impacto principalmente em grandes condomínios que não contam com a leitura individualizada pela própria concessionária.

“Identificamos esse erro nas contas de água principalmente em empreendimentos que tenham só a mensuração globalizada e tiveram uma diferença de preço em suas contas durante os anos de  2015 e 2016”, argumenta Bruno.

Ou seja, se o seu condomínio  teve uma alteração na conta de 2015 a meados de 2016,  seu prédio é um forte candidato ao resgate de cobranças indevidas de contas de água.

Quanto custa para o condomínio?

A empresa cobra uma porcentagem do que for ganho pelo condomínio. E até esse dinheiro entrar, o condomínio não tem gasto nenhum com o serviço.

Ganhamos apenas quando há êxito. E seja via administrativa ou judicial, a empresa cobra sempre os mesmos 30% do montante a ser recebido”, explica Rodrigo Link, sócio da Resgata.

Prazo para dar entrada no processo de restituição

Outro ponto a ser levado em consideração é o prazo final de abertura do processo.

“Nossos advogados alertaram que só até o fim de 2018 é que se poderá entrar com processo sobre esse erro em particular. Então, é importante ficar de olho no prazo”, ressalta Rodrigo.

Saiba mais

Nota: a coluna “De olho do mercado” se refere a informes publicitários. Esse tipo de texto publicitário serve para que um anunciante escolhido pela equipe do SíndicoNet explique como funciona seu produto ou serviço de maneira diferenciada. O SíndicoNet não trabalha com matérias pagas, e essa é a nossa maneira de lhe dizer que esse conteúdo é publicitário, e que foi escolhido cuidadosamente para você, nosso leitor. Caso tenha dúvidas sobre outros conteúdos publicitários no nosso portal, por favor, nos escreva aqui. Isso reafirma o nosso compromisso com a transparência do nosso conteúdo.