O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×
Manutenção

Risco de queda

Ministério Público monitora a real situação, após rachadura em rua de Minas Gerais

Publicado em: quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Obra para evitar queda de prédios começa nesta quinta

Dois edifícios estão ameaçados no bairro Cruzeiro, na região Centro-Sul de Belo Horizonte

Um deslizamento de terra abre um buraco na rua, interrompe o tráfego local e moradores de prédios e residências ameaçadas têm que deixar suas casas. O enredo que se repete todo período chuvoso em Belo Horizonte dessa vez se desenrola na rua Cabo Verde, no bairro Cruzeiro, na região Centro-Sul. Situação parecida vivem moradores de um edifício no bairro Pirajá, na região Nordeste, e em Sabará, na região metropolitana da capital.

O problema teve início há cerca de um ano, quando começaram a aparecer rachaduras em prédios vizinhos a uma obra – segundo os moradores, a construção teria causado o problema. Há 30 dias, uma pequena rachadura se abriu na rua. Na madrugada de terça-feira, com a intensificação da chuva, o afundamento da rua aumentou e um poste de iluminação tombou. Ontem, o buraco cresceu significativamente, e a rua cedeu.

O terreno, que continua a se movimentar, pode colocar em risco dois prédios que ficam em frente ao buraco. A Defesa Civil ainda não interditou os edifícios, mas vai monitorar o local 24 horas por dia e, a qualquer sinal de aumento da erosão, os apartamento serão esvaziados. Os edifícios ameaçados têm três andares e seis apartamentos cada. Diante da possibilidade da saída, dez das 12 famílias já deixaram o local.

“Há um risco, mas um risco controlado e que pode ser monitorado. Diante dessa situação, não é preciso passar pelo desgaste que é obrigar as pessoas a deixarem suas casas. Vamos monitorar o local e, se houver uma movimentação relevante do terreno, ordenaremos para que saiam”, afirmou o coordenador da Defesa Civil Municipal, coronel Alexandre Lucas.

Causa. O problema teria sido causado pela construtora Edifica, que fez uma escavação no local para levantar um novo prédio e construiu um muro de arrimo, que agora ameaça cair. Mesmo sem assumir a responsabilidade pelo abatimento da rua, a Edifica vai iniciar hoje as intervenções para evitar a evolução do deslizamento. Por orientação do especialista em solo Euller Magalhães, a construtora fará um aterro atrás do muro de arrimo, para aumentar a sustentação da rua.

“O deslizamento ainda está em evolução e, se o abatimento da rua aumentar, pode atingir a estrutura dos dois prédios em frente”, avaliou Magalhães.

Outras quedas

3.4.2010. No bairro Anchieta, Centro-Sul da capital, o muro de contenção da obra do shopping Anchieta cede, ameaçando cinco edifícios – um foi parcialmente demolido. A construtora do shopping é a Edifica, mesma da obra no Cruzeiro.

2.1.2012. Um prédio desaba no Caiçara, Noroeste da capital. Um homem de 41 anos morre. No último mês de junho, três engenheiros responsáveis pelo edifício e pela pavimentação da rua foram indiciados por lesão corporal e homicídio.

10.1.2012. O edifício Vale do Buritis, no bairro Buritis, na região Oeste da capital, desaba. Três dias depois, o edifício Vale do Buritis é demolido. Os imóveis haviam sido interditados pela Defesa Civil em outubro de 2011, devido à rachaduras.

Fonte: http://www.otempo.com.br/

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...