O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×
Espaço SECOVI

Saídas de emergência

Esclarecimentos sobre alguns pontos da IT 11/2018

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019
WhatsApp
LinkedIn

Atenção aos esclarecimentos do Corpo de Bombeiros sobre saídas de emergência

Secovi-SP recebeu explicações da corporação a respeito da Instrução Técnica nº11/2018

O Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo esclarece que a passagem entre vagas demarcadas de veículos nos pavimentos de garagem pode, sim, ser considerada para rota de fuga. A informação foi passada pelo Departamento de Prevenção (DPrev) da corporação, em resposta à consulta feita pela diretoria de Normalização do Secovi-SP, da vice-presidência de Tecnologia e Sustentabilidade.

Integrantes da área estudaram a Instrução Técnica nº 11/2018 – Saídas de Emergência e buscaram esclarecimentos sobre as distâncias máximas, conforme consta na Tabela 2, no Anexo B, da referida Instrução Técnica, a serem percorridas para atingir as portas de acesso às saídas das edificações e se o acesso às escadas nos pavimentos utilizados como garagens podem considerar a passagem entre vagas demarcadas de veículos, sem necessidade de desviar das mesmas.

A Instrução Técnica nº 11/2018 – Saídas de Emergência  –, publicada pelo Corpo de Bombeiros no ano passado, estabelece os requisitos mínimos necessários para o dimensionamento das saídas de emergência de edificações, de modo que ofereçam condições de abandono em caso de incêndio ou pânico, proteção das pessoas e acesso de bombeiros para o combate ao fogo ou retirada de pessoas, atendendo ao previsto no Regulamento de Segurança contra incêndio e áreas de risco.

Confira a íntegra da Instrução Técnica nº11/2018 no site do Corpo de Bombeiros.

 

Fonte: hwww.secovi.com.br

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...