O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Convivência


Síndico agredido

PE: Síndico de 67 anos é agredido em condomínio de Jaboatão

sexta-feira, 30 de janeiro de 2026
WhatsApp
LinkedIn

Um síndico de 67 anos foi agredido por um morador de 34 anos no prédio onde ambos residem, em Piedade, Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife. O incidente, registrado por câmeras de segurança do edifício, ocorreu na sexta-feira (23) e está sendo investigado pela Polícia Civil de Pernambuco como lesão corporal.

Segundo Hisbelo Oliveira, advogado da vítima, o agressor é funcionário do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). As imagens do sistema de vigilância mostram o momento em que o morador avança contra o síndico no lobby do condomínio, enquanto aguardava um elevador. A agressão foi interrompida pela intervenção de outro homem.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Um post compartilhado por g1 (@portalg1)

"No Instituto de Medicina Legal (IML), durante exame de corpo de delito, a médica disse que se tratava de uma lesão corporal leve, mas ele estava ofegante mais de 24 horas depois da agressão. Por causa disso, ela disse que ele deveria fazer novos exames e, se for comprovado que a cardiopatia dele foi agravada, o crime pode se tornar lesão corporal grave ou gravíssima", afirmou o advogado.

O defensor explicou que o conflito tem origem em uma antiga rivalidade. A desavença entre os dois começou em 2019, quando a mãe do agressor foi removida da administração do condomínio. O síndico sofreu duas lesões leves no rosto, mas a situação pode ser agravada pelo fato de a vítima ter recentemente recebido diagnóstico de cardiopatia.

"Já houve denúncias de agressão dele no prédio. No dia da confusão, havia três dos cinco elevadores em reforma. Ele estava falando mal da gestão, e o síndico, ao percebê-lo, se afastou, mas ele foi em direção ao meu cliente e algumas pessoas o contiveram. Acho que isso fez com que ele se agitasse ainda mais e se desvencilhasse dos outros moradores para bater no meu cliente", declarou Oliveira.

A Delegacia de Piedade conduz as investigações do caso. Em comunicado oficial, a Polícia Civil informou que as diligências "seguirão até completa elucidação dos fatos". A reportagem tentou contato com a defesa do agressor, mas não obteve sucesso.

Como agir quando um morador agride o síndico?*

✅ Como agir (objetivo e legalmente mais seguro):

  1. Priorize sua segurança e não confronte: afaste-se, peça apoio (portaria/zeladoria/administradora) e não tente “apartar” se houver risco. Se necessário, chame a polícia. ⚠️
  2. Registre e reúna provas: anote data/horário/local, identifique testemunhas e separe imagens de câmeras/áudios/mensagens. 📌
  3. Faça boletim de ocorrência: a ocorrência formal ajuda a dar amparo em medidas judiciais e a demonstrar que o condomínio não foi omisso. ✅
  4. Aja pela via condominial: envie advertência/notificação por escrito citando a regra violada (Convenção/Regimento Interno e dever de respeito). ✅
  5. Se reincidir, aplique multa conforme a Convenção/RI e registre cada novo episódio. 🚫
  6. Se o comportamento for recorrente e grave, avalie levar à assembleia para enquadrar e deixar explícitas as penalidades de conduta antissocial (isso fortalece a proteção jurídica da gestão). 📌

 

 

*  Conteúdo gerado pela Inteligência Artificial do SíndicoNet. Teste aqui!  

Conteúdo SíndicoNet (Produzido com o Auxílio de IA)

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet