O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
José Elias de Godoy


Dia do Síndico: celebrando quem também é gestor da segurança condominial

Data reconhece o papel essencial do síndico, inclusive na proteção do patrimônio e na promoção da segurança e bem-estar dos moradores

18/11/25 05:52 - Atualizado há 14 dias
WhatsApp
LinkedIn
Sistema de segurança com câmera de vigilância, reconhecimento facial, dados globais, e proteção digital, ilustrando tecnologia de vigilância moderna.
Ações de prevenção e segurança estão no escopo de responsabilidade do síndico frente ao bem-estar condominial
iStock

No dia 30 de novembro é comemorado o Dia do Síndico, data que reconhece a importância desse representante legal dos condôminos e dos condomínios.

Mais do que administrar contas e mediar conflitos, o síndico – seja morador ou profissional – atua como verdadeiro gestor, com poderes de procurador do grupo de moradores para zelar pelos interesses coletivos do condomínio.

Entre essas responsabilidades, uma das mais relevantes, e que merece destaque especial no Dia do Síndico, é a segurança condominial

Além de promover a administração geral conforme a legislação, cabe ao síndico cuidar da proteção dos moradores e dos bens do condomínio, adotando precauções básicas e estruturadas para preservar o patrimônio comum e a integridade de todos.

A Lei nº 4591/ 64 (Lei do Condomínio) em seu Artigo 22,  §1º, letra b, diz que o "dever do síndico é exercer a administração interna da edificação ou do conjunto de edificações, no que diz respeito, à sua vigência, moralidade e segurança, bem como os serviços que interessam a todos os moradores".

Já o Código Civil Brasileiro, em seu artigo 1348 parágrafo V, diz que compete ao síndico: "diligenciar a conservação e a guarda das partes comuns e zelar pela prestação dos serviços que interessem aos possuidores." 

Segurança condominial: prevenção é o melhor caminho

A principal medida de segurança a ser adotada é a prevenção. E o Dia do Síndico é um momento oportuno para revisar procedimentos, aprimorar rotinas e engajar moradores e funcionários nessa missão. Algumas orientações básicas podem servir de guia para essa atuação preventiva:

  • Em reuniões condominiais, aborde assuntos relativos à segurança
  • Forme um Conselho ou Comissão específicos para o tema; 
  • Crie regulamentos e normas de procedimentos voltadas para proteção do condomínio;
  • Incentive para que todos moradores e funcionários participem ativamente da segurança, dando sugestões e colaborando com as regras;  
  • Contrate funcionários com perfil adequados ao condomínio, com idoneidade e conduta ilibada, além de avaliar sua qualificação profissional e antecedentes pessoais;
  • Invista em cursos e treinamentos dos colaboradores, específicos para  cada função, principalmente os que dizem respeito à portaria e segurança;
  • Acompanhe de perto o desenvolvimento de trabalho dos funcionários, orientando-os sempre que houver algum desvio;  
  • Atente-se para a segurança periférica e frontal do condomínio, tais como portarias, entradas de pedestres e veículos, grades, muros, cercas e alambrados;
  • Mantenha todos os equipamentos de segurança sempre em perfeito estado de funcionamento, como os eletrônicos, de comunicações e portões;
  • Procure empresas competentes e legalmente constituídas, caso for terceirizar algum  serviço, tais como limpeza, vigilância, portaria etc; 
  • Adote estratégias de segurança através projetos específicos e personalizados, elaborados por consultores especializados em proteção condominial.  

Por tudo isso, o Dia do Síndico é também o dia de valorizar quem, com dedicação, zela pela segurança e qualidade de vida nos condomínios.

Que síndicos de todo o Brasil tenham sucesso, prosperidade e motivação nessa árdua, porém essencial missão de garantir bem-estar, convivência harmoniosa e um ambiente mais seguro para todos que residem ou trabalham em condomínios.

(*) José Elias de Godoy, oficial da PMESP, especialista de Segurança em Condomínios pela SUAT e autor dos livros “Manual de Segurança em Condomínios’’ e “Técnicas de Segurança em Condomínios”. Maiores informações pelo telefone (11) 2062-6798 ou elias@suat.com.br.

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet