O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Coluna: De Olho no Mercado

Condomínios inteligentes: Confira estas soluções completas

Projetos personalizáveis da Intelbras transformam empreendimentos em condomínios inteligentes, gerando economia e reforçando a segurança patrimonial

14/05/24 03:59 - Atualizado há 28 dias
WhatsApp
LinkedIn
Câmeras de monitoramento com IA detectam rostos em condomínios

Com o avançar contínuo da tecnologia, condomínios inteligentes estão se tornando cada vez mais populares devido aos benefícios que oferecem em termos de segurança, eficiência energética e qualidade de vida. Dessa forma, investir em atualizações é mais que uma questão de valorizar o patrimônio, trata-se também de elevar a gestão.

Segundo dados do Censo SíndicoNet 2024, 42% dos síndicos passam a maior parte do tempo “apagando incêndios”. Com o propósito de transformar essa rotina, a Intelbras oferece um portfólio completo de soluções que, por meio de recursos de Inteligência Artificial e da integração de produtos, direcionam o trabalho dos gestores.

Isso otimiza o trabalho de instalação, gera economia na manutenção e facilita o gerenciamento das demandas cotidianas de forma mais prática e ágil. Assim, o gestor consegue solucionar problemas mais rapidamente e tomar decisões assertivas, dedicando tempo a tarefas essenciais que vão além de resolver problemas.

A seguir, você entende como transformar seu empreendimento num condomínio inteligente para desfrutar de todas essas vantagens.

Entenda o que são condomínios inteligentes

Antes de mais nada, é preciso compreender esse conceito. Os condomínios inteligentes utilizam tecnologia de ponta para otimizar diversos aspectos da vida em comunidade, de sistemas de segurança e controle de acesso até soluções de automação residencial e eficiência energética, por isso não é exagero afirmar que eles estão redefinindo o padrão de vida urbana.

Presente em 98% dos munícipios brasileiros com potencial de consumo, a Intelbras se propõe a ir além das câmeras de segurança e interfones convencionais. Uma equipe dedicada exclusivamente ao segmento condominial tem como missão criar projetos personalizados para que os clientes encontrem todas as soluções num único parceiro, garantindo agilidade e eficiência.

"Estamos comprometidos em criar e aprimorar soluções inovadoras que atendam às necessidades de cada empreendimento, sempre com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos moradores, além de facilitar a gestão dos síndicos e o trabalho das equipes de segurança", explica Rogerio da Silva Zuffo, gerente de Building da companhia.

Além disso, são oferecidos mais de 700 cursos gratuitos que aprimoram o desenvolvimento técnico e o atendimento das empresas parceiras. Só em 2023 foram mais de 280 mil certificações emitidas, entre cursos presenciais e on-line. Tudo isso para que os valores da Intelbras estejam incorporados no atendimento pré e pós-venda, fazendo com que se construa um ciclo de confiabilidade. 

Inteligência Artificial reforça segurança e reduz número de infrações

Ainda de acordo com o Censo SíndicoNet 2024, 74,8% dos moradores apontam a segurança como o item que mais valorizam quando o assunto é “vida em condomínio” e a Inteligência Artificial é uma das ferramentas que chegaram para colaborar com isso.

Tendo em vista que os residenciais têm sido muito visados por criminosos, a Intelbras oferece soluções que podem ser implementadas em condomínios inteligentes de qualquer porte, adaptáveis à realidade financeira de cada empreendimento. Conheça as principais:

Controle de acesso

As soluções de controle de acesso da Intelbras permitem que o condomínio disponha de mais de um fator de validação, indo desde o uso de senhas e tags até o reconhecimento facial. São diferentes modelos que atendem às mais diversas necessidades.

Para além da segurança, investir em tecnologias para condomínios inteligentes é uma das melhores formas de economizar recursos, inclusive no curto prazo.

"A portaria remota é um exemplo disso, pois consegue trazer redução de despesas e é consideravelmente mais econômica do que manter uma portaria presencial, e o melhor: sem perder o atendimento humanizado e próximo no dia a dia", detalha Zuffo.

Câmeras com Inteligência Artificial

Muitas soluções de monitoramento com Inteligência Artificial da empresa incluem recursos como o zoom óptico, que permite aproximar a imagem em dezenas de vezes, sem perder a qualidade, o que facilita a identificação de rostos - discernindo expressão facial, idade, gênero, óculos, barba e bigode - e placas de automóveis.

Outra função interessante é a detecção de abandono/retirada de objetos, que emite um aviso ao síndico caso algum objeto esteja fora do lugar adequado. A captura de imagens ainda é feita de forma nítida e com iluminação uniforme no modo Noite, assim é possível identificar objetos distantes da câmera. 

Monitoramento de áreas comuns

As câmeras também são capazes de identificar comportamentos inadequados, como discussões, aglomerações em locais inapropriados, entrada em áreas controladas, entre outros.

Com essa informação sendo enviada rapidamente para os responsáveis pela gestão e para as equipes de segurança, é possível que as medidas cabíveis em cada situação sejam tomadas de forma rápida e assertiva para evitar contratempos e, consequentemente, despesas adicionais.

Segurança perimetral

As soluções de alarme da Intelbras são capazes de emitir alertas de forma ativa, evitando a continuidade de uma ação criminosa.

"É importante ressaltar a importância de investir em soluções que atuam de forma integrada. Como exemplo, temos a função de cerca virtual que acompanha as câmeras com IA, realizando o cercamento de pontos estratégicos para identificar possíveis acessos indevidos. Desse modo, antes de implementar um projeto é preciso solicitar uma visita em campo, onde serão identificadas todas as possibilidades de projeto aplicáveis", ressalta Zuffo.

  • Quer conferir a lista de parceiros homologados na sua região ou outras informações? Basta acessar o site www.intelbras.com.br

Eficiência energética e sustentabilidade em condomínios inteligentes

intelbras

Especialmente no setor condominial, uma das maiores preocupações relacionadas às instabilidades climáticas é a falta de energia elétrica. Recentemente, um prédio chegou a ficar 80 horas sem luz após chuvas intensas afetarem a rede de distribuição na cidade de São Paulo.

Para mitigar esse tipo de problema, criando um cenário de independência em que é possível continuar usando eletroeletrônicos essenciais para o dia a dia de condomínios inteligentes, a Intelbras desenvolveu uma linha completa de nobreaks específicos para cada cenário. Assim, a solução evita que o condomínio fique sem o sistema de segurança funcionando, além de manter a operação de portões e portas automatizadas.

Os síndicos que têm interesse em adotar painéis solares como fonte de energia também podem realizar uma simulação de gasto diretamente no site da marca (clique aqui), além de solicitar um orçamento para a instalação com parceiros credenciados e qualificados - fator primordial para que o projeto seja eficiente.

"Acreditamos que o uso de energia limpa é um dos fatores principais que irão colaborar para a criação de cidades cada vez mais sustentáveis e conscientes sobre a necessidade de cuidar do nosso planeta. Além disso, o uso de placas fotovoltaicas e sistemas de energia solar garantem mais economia, com redução na conta de luz e um nível de manutenção muito baixo", ressalta Zuffo.

A própria Intelbras, em uma de suas fábricas em Santa Catarina, instalou um telhado que capta energia solar com mais de quatro mil placas fotovoltaicas. "Para se ter ideia da eficiência da solução produzida pela empresa, a estrutura tem capacidade para abastecer aproximadamente 725 casas populares com um consumo médio de 200 kW/h/mês por residência, o que dá uma estimativa de cerca de 923 toneladas de CO² extirpados da atmosfera", conta o gerente.

Conectividade em condomínios inteligentes

Para que um sistema de condomínio inteligente funcione da melhor forma possível, uma conexão de internet rápida e estável é essencial. Com isso, as informações são processadas mais rapidamente e o uso das soluções que exigem essa rede acontece de forma fluida, sem oscilações que possam causar transtornos durante a rotina.

Pensando na importância de fornecer essa qualidade, a Intelbras, em parceria com a Qualcomm - fabricante americana de chipset, desenvolvem soluções com a tecnologia 5G, como roteadores Wi-Fi que acompanham o crescimento dessa geração de redes móveis no Brasil. 

Recentemente, foram lançados dois novos modelos de roteador 5G com tecnologia Wi-Fi 6, que funcionam recebendo o sinal dos provedores de serviços móveis, processando e distribuindo ele para dispositivos conectados para garantir alta velocidade de banda larga e mobilidade

"A Intelbras atua com o propósito de oferecer soluções de tecnologia para a casa e para o negócio das pessoas. Por isso, faz parte da estratégia da empresa investir nessa tecnologia, que já vem exercendo um papel cada vez maior na criação de soluções que vão melhorar a qualidade de vida das sociedades e das operações das organizações", evidencia Rogerio da Silva Zuffo. 

  • Agora que você já conhece as melhores soluções da Intelbras para condomínios inteligentes, que tal conferir o portfólio completo? Acesse o site clicando aqui!

Nota: a coluna “De olho do mercado” se refere a informes publicitários. Esse tipo de texto publicitário serve para que um anunciante escolhido pela equipe do SíndicoNet explique como funciona seu produto ou serviço de maneira diferenciada. O SíndicoNet não trabalha com matérias pagas, e essa é a nossa maneira de lhe dizer que esse conteúdo é publicitário, e que foi escolhido cuidadosamente para você, nosso leitor. Caso tenha dúvidas sobre outros conteúdos publicitários no nosso portal, por favor, nos escreva aqui. Isso reafirma o nosso compromisso com a transparência do nosso conteúdo.

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet