Obrigações

SP: Funcionários de condomínio

Convenção Coletiva: reajustes salarial de 9%, VR e VA de 15%; novo benefício saúde

sexta-feira, 22 de outubro de 2021
Mão segurando carteira de trabalho
Reajustes deste ano foram de 15% para VA e VR, 9% para os salários e benefício à saúde custeado pelo empregador
iStock

Confira Convenção Coletiva de Trabalho para empregados de condomínio do estado de São Paulo

Reajuste salarial ficou em 9%; vale-alimentação e vale-refeição, em 15%; acordo inclui benefício à saúde custeado pelo empregador

Sindifícios (sindicato dos empregados de condomínio do Estado de São Paulo) e Sindicond (sindicato patronal) assinaram acordo na quinta-feira, 07 de outubro, estabelecendo reajuste salarial e de benefícios, novos pisos e a criação de uma nova cláusula que levará benefício à saúde do trabalhador e será pago pelo empregador.

O Benefício à Saúde estará disponível a partir de dezembro e irá proporcionar ao trabalhador assistência na área médica quando precisar (confira mais informações no texto abaixo).

De acordo com a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), os salários serão reajustados em 9%, tanto para quem recebe o piso da categoria, como para quem recebe acima do piso.

Foi acertado o valor de 15% de reajuste para o vale-alimentação e o vale-refeição; o V.A. passará a ser de R$ 345,00 por mês (devendo ser pago até o quinto dia útil) e o V.R. será de R$ 11,18 por dia de trabalho

Vale notar que a data-base da categoria é 1º de outubro; sendo assim, os novos valores são retroativos e entram para os novos cálculos da folha de pagamento.

Para quem deseja consultar a CCT em sua totalidade, ela está disponível no site do sindicato e outras informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3123-3277.

Novos Valores

Pisos salariais - os novos valores foram calculados sobre os salários de 1º de outubro de 2020 e têm vigência a partir de 1º de outubro de 2021.

• Gerente Condominial: R$ 3.348,48
  • Gerente Predial: R$ 2.376,08
  • Zelador: R$ 1.697,20
  • Porteiro ou Vigia, Cabineiro ou Ascensorista, Garagista, Manobrista e Folguista: R$ 1.625,77
  • Faxineiros e demais empregados: R$ 1.554,36

Benefícios:

• Vale-Alimentação: R$ 345,00/ mês
  • Vale-Refeição: R$ 11,18/ dia

Benefício assistencial de prevenção à saúde entrará em vigor em 1º de dezembro

Para fazer uso do atendimento médico que o Sindicato disponibiliza em sua sede e em clínicas credenciadas, o trabalhador precisa ser sócio da entidade e estar com a mensalidade em dia.

A partir de 1º de dezembro deste ano, o trabalhador também terá acesso ao Benefício Assistencial de Prevenção à Saúde (BAPS) que acaba de ser criado e se tornou cláusula integrante da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria. Ou seja, se está na CCT, tem força de lei e deverá ser respeitada por todos os empregadores, independentemente do trabalhador ser sócio do Sindicato ou não.

Terá direito a usufruir ao BAPS todo trabalhador que não possuir plano de saúde no condomínio custeado pelo empregador. Neste primeiro momento, o benefício será apenas ao trabalhador da categoria, não se estendendo, assim, aos dependentes e/ ou terceiros.

A empresa gestora do benefício será a Vila Velha Saúde Assistencial Preventiva, escolhida por ambas as entidades. Caberá à mesma encaminhar os trabalhadores às clínicas médicas e efetuar o agendamento das consultas, nas quais cada trabalhador terá acesso a 12 atendimentos anuais em clínico geral e/ ou ginecologista.

A Central de Atendimento que fará o agendamento da consulta atende pelo telefone (11) 3226-9770. Vale lembrar que o BAPS estará disponível para os primeiros agendamentos a partir de 1º de dezembro com clínicas disponíveis em todas as regiões da cidade.

Além desse número, o setor de atendimento ao trabalhador da categoria  orientará o trabalhador a respeito desta novidade tirando dúvidas que possam surgir pelo telefone (11) 3123-3277.