O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Segurança

Terreno abandonado

Moradores de condomínio sofrem com ninho de aranha venenosa

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012
WhatsApp
LinkedIn

 Foco de aranha venenosa amedronta moradores

Maíra Sanches
 
O problema se arrasta há pelo menos cinco anos, mas nunca esteve tão grave. Moradores do Condomínio Regalo, localizado à Rua Aparecida, no Baeta Neves, em São Bernardo, estão assustados com a invasão de aranhas marrons, do gênero Loxosceles, que criaram habitat no terreno ao lado dos prédios.
 
A área é particular e está em estado de abandono desde que o dono deixou o local, em 2006. No espaço há pequena casa, que está fechada desde então. O condomínio vizinho tem três blocos de quatro andares e abriga famílias em 56 apartamentos.
 
Ontem, a equipe do Diário teve acesso ao terreno e constatou a situação preocupante da área. Mato alto, entulho, madeiras, telhas, vidros, pedaços de plástico e ferro, tijolos antigos e garrafas PET. É o ambiente propício para procriação da espécie. Entre cerca de dez telhas antigas foram localizadas pelo menos cinco pequenas aranhas.
 
Moradores temem que a situação se agrave no verão e que outros bichos possam surgir, como escorpião.
 
"Já vi uma aranha subindo pelo corrimão e na semana passada apareceram duas dentro de casa. Tento mantê-la limpa e passo veneno no chão depois de limpar. Não sabemos mais o que fazer", disse uma das moradoras, que preferiu não se identificar. Ela tem dois filhos pequenos."Vamos esperar até quando? Tem de limpar logo. Meu neto vive brincando no quintal", completou a vizinha do terreno, a pensionista Odila Aparecida, 60 anos.
 
A equipe do Centro de Controle de Zoonoses da Prefeitura esteve no local para coleta de espécimes na semana passada e enviou ao Instituto Butantan, na Capital. Segundo a classificação do instituto, a aranha pode ser responsável por acidentes graves. A Prefeitura informou que o CCZ localizou a filha do proprietário do imóvel, que encontra-se hospitalizado, lavrou auto de infração e fez a intimação para providências urgentes.
 
Como medida de prevenção emergencial, a Prefeitura informou que equipes do CCZ voltarão ao local para realização de ação de bloqueio. Segundo moradores, o proprietário do terreno foi multado duas vezes por conta do problema. A Prefeitura não confirmou a informação.
 

Picada pode levar até adultos à morte

As aranhas marrons são pequenas e aparentemente inofensivas. Diferentemente do que a maioria das pessoas pensa, os aracnídeos maiores e peludos não possuem veneno tão agressivo quanto às do gênero Loxosceles. Uma picada em crianças ou até adultos debilitados pode, em casos mais raros, provocar a morte.
 
Após a picada os sintomas causados pela infecção são febre, calafrios, inchaço e edema local vísivel. As informações são do biólogo Guilherme Domenichelli . Para ele, a erradicação do foco deve começar com processo de limpeza eficaz no terreno.
 
"Primeiro tem de ser tirado todo o lixo, capinar o mato e liberar toda a área. Esse é o ambiente propício para criar infestação. Não aconselho usar veneno porque poderá matar outros bichos e insetos. Com a própria limpeza será possível saber se elas serão exterminadas no próprio local", aconselhou.
 
Segundo o biólogo, esse tipo de aranha é mais comum de aparecer nas regiões Sul e Sudeste e não tão frequente na Amazônia. No Brasil, é o tipo de aranha que tem veneno mais forte entre as outras espécies.
 
Trata-se da menor aranha entre as mais perigosas e mede de sete a 12 milímetros. Elas gostam de se alojar em locais escuros, como armários, roupas e sapatos velhos. Geralmente atacam quando pressionadas pela roupa ou pela própria pele. "Elas se sentem ameaçadas", completou o biólogo.
 
As picadas atingem de forma mais predominante os ombros, braços e antebraços. A recomendação para quem for picado é procurar ajuda médica imediatamente para tomar o soro antiaracnídeo, que combate seu efeito.

Fonte: http://www.dgabc.com.br

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet