O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
  • Menu de produto Produtos
  • Cotar

  • Anunciar

Logo SíndicoNet
Ir ao topo

Área Pro

Entrar

ASSINE

Busca

Menu

Favoritos Cotar Anunciar Entrar no SindicoNet

Conheça nossos produtos

CoteiBem Experts Conexão
  • Informe-se
    • Início
    • Administração
    • Boletins
    • Colunistas
    • Convivência
    • Creators
    • Jurisprudências
    • Legislação
    • Manutenção
    • Mercado
    • Notícias
    • Para Moradores
    • Podcasts
    • SíndicoNet TV
    • Testes
    • Webstories
  • SíndicoNet IA
    • Início
    • Consultor Condominial
    • Comunicados
    • Comparador de orçamentos
    • Agente do condomínio
  • Fornecedores
    • Início Pedir orçamentos Seja um fornecedor Ver todas as categorias
  • Downloads
    • Início
    • Planner do síndico
    • Informativos mensais
    • Banners para whatsapp
    • Cartas
    • Cartazes e Comunicados
    • Compartilhados
    • Documentos
    • E-books
    • Fichas e formulários
    • Infográficos
    • Planilhas
    • Powerpoint
    • Preparativo do Síndico
    • Regulamentos
  • Tira Dúvidas
    • Início
    • Administradoras
    • Assembleias
    • Convivência
    • Diversos
    • Finanças
    • Funcionários
    • Inadimplência
    • Jurídico
    • Manutenção
    • Plantão Covid-19
    • Central de ajuda
  • Cursos Online
    • Início
    • Formandos
    • Sala de Aula
    • Suporte técnico
  • Serviços
    • Início
    • Receita garantida
    • Linhas de Crédito
    • Doações em geral
    • Consultoria em Segurança
  • Empregos
    • Início
    • Cadastrar Currículo
    • Cadastrar Vaga
    • Currículos
    • Vagas
  • Eventos e Lives
    • Início
    • Calendário
    • Cadastrar evento (gratuito)
  1. Home
  2. Informe-se
  3. Notícias
  4. Segurança
  5. Toque de recolher
Segurança


Toque de recolher

Em Mogi (SP), condomínio proíbe circulação e visitas após as 22h

quarta-feira, 21 de março de 2012
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Indicar 0

Toque de recolher divide opinião

DANILO SANS
 
O polêmico "toque de recolher" instituído no condomínio residencial Real Park ainda gera dúvidas e reclamações. A medida, adotada depois de supostas festas que chegaram a reunir 150 pessoas cada, divide a opinião dos moradores, que discutem a legalidade da ação, a qual proíbe a circulação nas áreas comuns após as 22 horas e impõe restrições ao acesso de visitantes.
 
O advogado Paulo Passos, morador do condomínio, diz que a medida é inconstitucional e considera absurdas as declarações emitidas pelo conselho deliberativo do condomínio.
 
"Foi dito que a assembleia aprovou e que a decisão dela é soberana, mas essa decisão não pode se sobrepor à Lei", relata.
 
Passos diz que não irá se policiar para cumprir o que diz o panfleto distribuído entre os condôminos. "Não se pode limitar o morador de ficar fora de casa em qualquer horário. Não sou em quem diz isso, mas a própria Constituição, que é clara quando fala que isso não pode ser feito", argumenta.
 
O advogado ainda lembra que o Real Park não é um condomínio, mas um loteamento. "As ruas são públicas. Há um convênio com a Prefeitura que permite o fechamento. Proibir o acesso e a circulação extrapola as funções da administração condominial", constata.
 
Para Passos, a determinação foi arbitrária e desnecessária, já que o residencial nunca apresentou problemas com visitantes, ou mesmo com os próprios moradores. "Não é costumeiro haver bagunça. Se aconteceu, como disseram, foi algo bastante esporádico e que poderia ter sido resolvido por outros meios", conclui.
 
O empresário Wagner (ele preferiu não ter o sobrenome divulgado), também morador do Real Park, diz que a nova determinação ainda não está valendo. "Eu pelo menos não soube de nada. Recebi algumas visitas aqui no sábado, que ficaram em casa até de madrugada, e não tive problema algum com a circulação na área do condomínio", fala. Para o empresário, a medida também é inaceitável. "Eu tenho filho, neto e ando no horário que quiser", afirma.
 
O especialista em segurança pública e privada e pesquisador criminal, Jorge Lordello, que não é morador do condomínio, alerta para o fato de que a falta de limites dos próprios pais possa acabar gerando transtornos aos vizinhos. "A gente sabe que o jovem é pacífico quando está em grupos pequenos. Mas, em turmas muito grandes, sempre tem aquele que curte provocar, incitar e acaba influenciando os outros. Se deixar, você pode ter algazarras, brigas, batidas de carros ou coisas piores", fala, indicando que o caso poderia ter sido resolvido com campanhas educativas.
 
O presidente do Conselho Deliberativo do Real Park, Ricardo Montemór, já havia indicado que a medida foi tomada sob a anuência dos moradores participantes da assembleia. Ontem, no entanto, a administração do condomínio não quis comentar sobre o assunto.
 
Moradora de um outro grande condomínio horizontal, o Aruã, a estudante Jaqueline Romero, de 23 anos, diz que a administração do local também teve de tomar medidas mais sérias por conta de abusos de jovens que andavam de motocicleta sem capacete. "Teve uma época que o pessoal tocava o terror. Invadiam as obras e já até atropelaram gente", conta.
 
Mesmo considerando o "toque de recolher" uma "bizarrice", ela se diz favorável a essas restrições. "Essas crianças e adolescentes não têm limites. Os pais não impõem isso e os deixam livres para aprontarem de tudo, deixando toda a responsabilidade para a equipe de segurança, que precisa ficar tomando conta deles", avalia.

Fonte: http://odiariodemogi.inf.br

Matérias recomendadas

Toque de recolher

O polêmico "toque de recolher" instituído no condomínio residencial Real Park ainda gera dúvidas e reclamações. A medida, adotada depois de supostas ...

Mais restrições na Fase Emergencial da quarentena em SP ...

Há 6 dias ... disponibilizar o telefone da empresa, zelador ou síndico para confirmação. Toque de recolher, confinamento e áreas comuns e de lazer. Toque ...

Decreto contra COVID-19

4 Mai 2020 ... ... pessoas, em áreas separadas e delimitadas, respeitadas as medidas de biossegurança e o toque de recolher instituído pelo Município;.

Gostou do conteúdo? Compartilhe:
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Indicar 0

Sugerir Pauta

Imprimir Página

Perguntas relacionadas

Sindico quer colocar toque de recolher

multas dada ao morador pode vir compradas no condominio?

Moro em um condominio da cohab arthur alvim e não aguento mais ...

Hall dos apartamentos muito, muito escuro. Apagam as luzes muito ...

Encontre o fornecedor certo para o seu condomínio

Logo CoteiBem SíndicoNet
fechar
Like 0
Amei 0
Feliz 0
Surpreso 0
Triste 0
Raiva 0
Reagir
fechar

Link copiado!

WhatsApp WhatsApp Twitter Twitter LinkedIn LinkedIn E-mail Indicar Copiar link Copiar link
Compartilhar
Comentar
Favoritar
Desfavoritar
Topo
fechar
Gostou desta página do SíndicoNet?

Para enviar para mais de uma pessoa, separe os endereços de e-mail por vírgula.

Para enviar para mais de uma pessoa, separe os endereços de e-mail por vírgula.

Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do SíndicoNet.

Web Stories

Ver mais

Modus operandi revelado: como quadrilha invade apartamentos no Rio de Janeiro

Segurança da Informação: checklist para condomínios

Caixa de gordura do condomínio: você está cuidando bem desse ativo?

PCMSO: O que é?

Síndico profissional: cuidado com as propagandas enganosas!

Inadimplência no condomínio: entenda os prejuízos

Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet

Sindiconet

  • Anuncie
  • Seja um parceiro
  • Contato
  • Imprensa e Jornalismo
  • Cadastre-se
  • Mídia Kit
  • Quem somos
  • Suporte Técnico
  • Não encontrei o que procurava
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies

Informe-se

  • Início
  • Administração
  • Boletins
  • Colunistas
  • Convivência
  • Creators
  • Jurisprudências
  • Legislação
  • Manutenção
  • Mercado
  • Notícias
  • Para Moradores
  • Podcasts
  • SíndicoNet TV
  • Testes
  • Webstories

SíndicoNet IA

  • Início
  • Consultor Condominial
  • Comunicados
  • Comparador de orçamentos
  • Agente do condomínio

Fornecedores

  • Início
  • Administração
  • Infra-estrutura
  • Obras e Reformas
  • Produtos em geral
  • Serviços gerais

Downloads

  • Início
  • Planner do síndico
  • Informativos mensais
  • Banners para whatsapp
  • Cartas
  • Cartazes e Comunicados
  • Compartilhados
  • Documentos
  • E-books
  • Fichas e formulários
  • Infográficos
  • Planilhas
  • Powerpoint
  • Preparativo do Síndico
  • Regulamentos

Tira Dúvidas

  • Início
  • Administradoras
  • Assembleias
  • Convivência
  • Diversos
  • Finanças
  • Funcionários
  • Inadimplência
  • Jurídico
  • Manutenção
  • Plantão Covid-19
  • Central de ajuda

Cursos Online

  • Início
  • Formandos
  • Sala de Aula
  • Suporte técnico

Serviços

  • Início
  • Receita garantida
  • Linhas de Crédito
  • Doações em geral
  • Consultoria em Segurança

Empregos

  • Início
  • Cadastrar Currículo
  • Cadastrar Vaga
  • Currículos
  • Vagas

Eventos e Lives

  • Início
  • Calendário
  • Cadastrar evento (gratuito)

Copyright 2026 SíndicoNet - Todos os direitos reservados. Reprodução Proibida.