O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×
Ambiente

Uso da água

Condomínios em Ribeirão Preto filtram água para reaproveitá-la

Publicado em: quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Condomínios reaproveitam água para evitar desperdício em Ribeirão

Reservatório de 100 mil litros é usado para 'reciclar' a água usada. Moradores passaram a economizar ao lavar louça e tomar banho.
 
 Motivados pela estiagem, condomínios de Ribeirão Preto (SP) passaram a reaproveitar a água utilizada para evitar desperdício e os moradores adotaram medidas para economizar. Em um dos residenciais, no Jardim Irajá, um reservatório de 100 mil litros é usado para filtrar a água, reutilizada para a limpeza das áreas comuns e para irrigação do jardim.
 
No local há duas torneiras separadas, com água potável e a água ‘reciclada’, que não pode ser consumida. “É uma água suja, apenas para a limpeza dos salões de festas, para regar o jardim e para lavar a calçada”, comentou o gerente Reginaldo Rocha.
 
Segundo ele, quem observa a limpeza, questiona o uso da água. “Às vezes estamos lavando a área comum do condomínio, as pessoas passam e falam: ‘olha o consumo da água’. A minha indignação é de ver água sendo jogada fora, a nossa é reciclada”, disse.
 
A administradora de outro condomínio em Ribeirão Preto, Vivian Noccioli, afirma que o mais complicado é conscientizar os condôminos.
 
“Está muito calor, tempo seco, empoeirado, as pessoas acabam jogando mais água, lavando mais roupa, mas o trabalho é sempre para passar as orientações e fiscalizar”, afirmou.
 
Ela cuida de 800 moradores, mas diz que nem todos entendem a situação. “Tem gente que pensa que é associado ao valor que ele paga, diz que já paga a água e questiona por que não pode utilizar, mas a questão não é financeira, é por ser mais ecologicamente correto”.
 
A moradora Edna Iwamoto se conscientizou e adotou algumas medidas para economizar e evitar o desperdício.
 
“Para lavar a louça ensaboo tudo antes, lavo e só depois enxáguo”, disse. Ela disse que antes a situação era diferente. “A gente tinha mania de deixar a torneira aberta, pela comodidade, mas tem que economizar”, afirmou.

Fonte: http://g1.globo.com/

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...