O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×
Ambiente

Uso da água

Reaproveitamento da água da chuva é opção para condomínios

Publicado em: quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Reaproveitamento de água: O que fazer quando começar a chover?

O mês de setembro costuma ser marcado pela presença da chuva, mas não é de hoje que, principalmente, a cidade de São Paulo sofre com a falta desse fenômeno natural, fazendo com que os cinco reservatórios do Sistema Cantareira encontrem-se em seu nível mais baixo.
 
Atualmente, o volume total da rede é de aproximadamente 8%.  Considera-se nessa conta os 182,5 bilhões de litros d’água que estavam localizados abaixo da superfície e passaram a ser bombeados a partir de maio. Como a medida não foi suficiente, a Sabesp foi autorizada em agosto a captar uma segunda cota do volume morto, de 100 bilhões de litros. O nível do Sistema Alto Tietê, complementar ao Cantareira no abastecimento da capital, é de 15,2%.
 
Mas, pensando em soluções, a AcquaBrasilis desenvolveu projetos de implantação do sistema de reuso e tratamento de águas pluviais que pode ser adquirido por condomínios comerciais e residenciais, para auxiliar na economia de água fornecida pelo Sistema Cantareira de abastecimento de água para a cidade de São Paulo.
 
Os benefícios dessa medida são economia de água, que se traduzem em redução de despesas, além de benefícios ambientais, pelo fato de se estar preservando a natureza na medida em que se resguardam os mananciais de água para uso em que a potabilidade é realmente necessária, como o consumo humano.
 
 
Por fim, o reuso da água reduz a demanda nas águas superficiais e subterrâneas, economiza energia, atua diretamente no custo final das obras, proporcionando maior ganho para as empresas e a sociedade de um modo geral.

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...