Coluna: De Olho no Mercado

Uso racional da água

Pequenos ajustes podem gerar economia de 30% a 70% em condomínios de Minas Gerais

03/02/16 08:39 - Atualizado há 8 anos

Quando se trata do consumo da água, não se pode relaxar em nenhum momento. Com a crise hídrica ocorrendo já há certo tempo no país, aliada ao desastre ocorrido em Mariana (MG) em 2015, fica cada vez mais clara a responsabilidade de todos no uso da água.

Pensando nisso, o engenheiro e professor universitário Tiago Meira, da TM Soluções Eficientes, desenvolveu uma solução customizada para condomínios de Minas Gerais.

“Nossa missão é oferecer um serviço que realmente impacte no consumo de água do condomínio sem gastar muito, e nem perder qualidade ao usar a água”, explica Tiago

Como funciona

Após o condomínio, por meio de seu síndico, conselho, ou administradora, efetuar primeiro contato com a empresa, é feita uma visita técnica ao local.

Nesse momento é medida a vazão da água em todos os andares, além de uma visita à caixa d’água, e uma vistoria em diversos pontos de consumo, como torneiras nas áreas comuns.

Com base na coleta dos dados obtidos é feito um estudo, que estima o quanto há de potencial de economia no empreendimento.

“Geralmente o que vemos é que ainda é possível diminuir pelo menos 30% da conta de água, apenas com pequenos ajustes”, aponta Tiago. Há empreendimentos em que a economia chega a 70% da conta sem perder o conforto do usuário.

Após a visita e a entrega do orçamento, os moradores decidem, em assembleia, pela contratação do serviço. Com a anuência dos moradores, a prestação de serviços começa.

Equipamentos

Geralmente, esses pequenos ajustes não envolvem quebra de paredes, apenas manuseio de itens como chuveiro, torneiras e válvulas de descarga.

“Ao medirmos a saída da água, principalmente nos andares mais baixos, conseguimos fazer um ajuste na vazão, e assim, diminuir o consumo”.

Os equipamentos usados pela empresa são geralmente arejadores especiais, reguladores de vazão, restritores de vazão e kit para descargas de parede.

Obras

Quando há vazamentos detectados pela TM Soluções Eficientes, a mesma indica parceiros para a realização de obras.

“Detectar um problema desse tipo é o primeiro passo. Também colaboramos com a ajuda de parceiros, mas não executamos esse tipo de serviço”, ressalta Tiago.

Pagamento e agendamento

Tiago explica que o pagamento pode ser feito com uma entrada e parcelamento em até quatro vezes – sendo que o valor das peças utilizadas no empreendimento deve ser pago à vista.

“Também trabalhamos com um parcelamento que acompanhe a economia do condomínio. Então, se o local economizar, por exemplo, R$ 500, combina-se um pagamento mensal baseado em uma porcentagem desse valor”, explica o diretor.

O agendamento do serviço pode ser feito pelo site da empresa aqui. O tempo estimado entre o agendamento e a finalização do serviço é de 30 dias.

TM Soluções Eficientes ou no 0/xx/31/2527-1982

Nota: a coluna “De olho do mercado” se refere a informes publicitários.
Esse tipo de texto publicitário serve para que um anunciante escolhido pela equipe do SíndicoNet explique como funciona seu produto ou serviço de maneira diferenciada. O SíndicoNet não trabalha com matérias pagas, e essa é a nossa maneira de lhe dizer que esse conteúdo é publicitário, e que foi escolhido cuidadosamente para você, nosso leitor. Caso tenha dúvidas sobre outros conteúdos publicitários no nosso portal, por favor, nos escreva aqui. Isso reafirma o nosso compromisso com a transparência do nosso conteúdo.